DESAFIO PROFISSIONAL
Por: Emg Envelopamento • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 4.323 Palavras (18 Páginas) • 147 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
RODOVIA REGIS BITTENCOURT, 236 CENTRO EDUCACIONAL-SP
CURSO ADMINISTRAÇÃO
[pic 1]
DESAFIO PROFISSIONAL – 4º BIMESTRE
DISCIPLINAS: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA, ESTATÍSTICA, DIREITOS HUMANOS, MATEMÁTICA FINANCEIRA, DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO.
Tutor (a) on line:
Tutor (a) Presencial:
16.11.2016
TABOÃO DA SERRA-SP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL – 4º BIMESTRE
Trabalho desenvolvido para o curso de Administração das disciplinas norteadoras Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 4º bimestre 2016, sob orientação da Prof.ª Tutora EAD
TABOÃO DA SERRA, SP
NOVEMBRO / 2016
- SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Passo 1: Formalização da atividade 5
2.2 Passo 2: Controle financeiro do fluxo de caixa 7
2.3 Passo 3 : Simulação de empréstimo 11
2.3.1 Cálculo da prestação de uma série postecipadas 12
2.3.2 Calculando na HP 12C 13
2.4 Passo 4: A teoria das dimensões dos Direitos Humanos 13
2.5 Passo 5: Quantidade média vendida por mês 16
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS 19
1 INTRODUÇÃO
Através de 5 passos demonstraremos a importância e os desafios de ser torna um microempreendedor Individual (MEI), apresentando leis, textos e cálculos. Ao contrário do que muitos acreditam ser o dono de sua própria empresa não é fácil, lidar todos os dias com o mercado instável, fornecedores, leis, despesas, funcionários, clientes e finanças algo que não faziam parte de sua realidade quando trabalhava por conta própria.
Com seu CNPJ torna-se possível uma série de benefícios que são impossíveis para os trabalhadores informais. Os bancos oferecem linhas de créditos com juros bem reduzidos, assim possibilitando a expansão de seu negócio.
Mas a perspectiva torna-se outra, fazer seu negócio dar certo, mantendo seu fluxo de caixa saudável e sair da estatística do IBGE que a cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos. Usando da metodologia de leitura de textos, elaboração de respostas, organizamos em tópicos onde será possível ver o problema e solucioná-lo de forma coerente. Com o objetivo de indicar e encaminhar quais os fatores e indicadores dos métodos citados, referente aos microempreendedores.
2 DESENVOLVIMENTO
Para esta atividade foi proposta a apresentação do estudo de caso referente à situação vivida por André, que iniciou o negócio informal de fabricação e venda de salgados em sua própria residência, mas com o aumento das encomendas, André resolveu expandir seus negócios e passou a pensar na possibilidade de formalizar a sua atividade e se tornar um MEI. A partir destes novos planos, André busca orientações quanto a esta nova atividade. De forma mais detalhada tem-se que:
André iniciou uma atividade informal para complementar a renda familiar. Após seis meses deixou o emprego para se dedicar ao que antes rendia apenas uns “trocados”, conforme conta o empreendedor. Com a ajuda de sua filha o negócio expandiu e seus salgados não faltam nas festas da região em que reside e trabalha! Carla, muito orgulhosa afirma: “O telefone não para de tocar... sempre temos encomendas”! André está atuando de maneira informal há um ano e acredita que seu faturamento anual foi de$ 45.000,00. O controle de caixa é feito por sua filha em um caderno de anotações, constando tão somente a quantidade de salgados vendidos por encomenda realizada. O dinheiro é guardado em uma caixa de sapatos, de modo descuidado. Sempre que há necessidade de novas compras, o dinheiro é retirado da caixa de sapatos, sem controle algum. Apesar de Carla trabalhar 12 horas por dia auxiliando o pai, não recebe salário algum, pois André entende que a alimentação e uma cama para dormir já pagam o serviço! Diante do aumento do número de encomendas, André pretende ampliar o seu negócio. Gostaria de realizar um empréstimo no valor $ 10.000,00 em um banco, com a taxa de juros 2,3% ao mês para adquirir novos equipamentos, como freezer e fogão industrial, bem como ampliar e adequar o espaço em que tem preparado os salgados. Apesar de exercer a atividade a um ano de maneira informal, ao assistir uma reportagem a respeito do Microempreendedor individual, André passou a considerar esta possibilidade. Todavia, as dúvidas persistem, pois André teme a burocracia, bem como a tributação (Desafio Profissional,2016)
2.1 Passo 1: Formalização da atividade
Quem pode se tornar um Microempreendedor Individual – MEI. Há possibilidade de André torna-se Microempreendedor individual a partir do exercício da atividade descrita? Caso exista a possibilidade, indique qual procedimento André deve adotar para tornar-se um microempreendedor individual. Trata-se de um procedimento burocrático? Caso André torne-se MEI, deverá arcar com cargas tributarias excessivas?
Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza pequeno empresário. Para se tornar um Microempreendedor individual é necessário ter um negócio próprio com faturamento bruto de até R$ 60 mil por ano – independentemente do valor mensal, e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
André informa que seu faturamento no período do ultimo ano foi de R$ 45.000,00, portanto, ele se enquadra no modelo MEI.
A formalização do Microempreendedor Individual é gratuita e pode ser feita no site do SEBRAE. Após o cadastramento do Microempreendedor Individual, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente, não sendo necessário encaminhar nenhum documento (e nem sua cópia anexada) à Junta Comercial ou você pode obter ajuda de empresas de contabilidade que são optantes pelo Simples Nacional e estão espalhadas pelo Brasil. Essas empresas irão realizar a formalização e a primeira declaração anual sem cobrar nada.
...