DESAFIO PROFISSIONAL 7ª SÉRIE
Por: esmaelsfj • 25/8/2016 • Relatório de pesquisa • 1.999 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
INTRODUÇÃO
Hoje em dia a internet se tornou uma ferramenta não só para passatempo e leitura de noticias em sites especializados. Ela se tornou também um importante meio de comunicação e também de trabalho. Muitas pessoas trabalham diretamente de sua casa sem precisar estar em um escritório.
Pensando nisso, fundamos a Smart Shoes, que é uma empresa especializada em levar até as pessoas no conforto de seu lar a moda social e casual esporte na linha de sapatos. A empresa esta sendo concebida pensando no bem estar de seus clientes.
No mundo moderno onde as pessoas quase não têm tempo para poder ir até a loja e comprar o seu sapato para o trabalho, e o pouco tempo que lhe restam, a Smart Shoes leva seu sapato tanto para o trabalho quanto para o passeio nas horas vagas, deixando assim as pessoas com mais tempo para conviver com sua família.
Enfim, os primeiros passos para o sucesso já foram alcançados, esperamos prosseguir neste empreendimento com foco, perseverança, entusiasmo e paixão, características estas pertinentes aos grandes empreendedores.
E que o decorrer desta nossa apresentação, todo o relato sirva de motivação para o surgimento de novos paradigmas, no futuro promissor da Smart Shoes.
Iremos retratar neste relatório, os passos para abertura de uma empresa, e os dados da empresa pensada pelo grupo.
PASSO 1
ETAPA 1
EQUIPE GERENCIAL
Nossa equipe gerencial é formada pelos seguintes profissionais:
ETAPA 2
Em vista da internet ser uma ferramenta de comunicação global, tendo sua origem em meados de 1970, e desde então passado por diversas transformações, uma delas é, seu uso adaptado para o e-commerce. Desde 2015 o número de brasileiro internautas chegou ao número de 83 milhões, desta forma o comércio eletrônico brasileiro apresenta constante crescimento.
Mediantes a falta de tempo oriunda do mundo moderno, e confiabilidade de comprar sem sair do conforto de sua casa, cada vez mais teremos pessoas a procurar da compra virtual, afirmamos que o futuro é promissor, visto que o e-commerce apenas cresce gradativamente.
Desta forma criamos a Smart Shoes para satisfazer pessoas que adotam o estilo social e casual esporte na linha de sapatos. Nossa empresa tem como alvo o publico masculino.
ETAPA 3
Antes de qualquer coisa, temos que verificar se o nome que escolhemos para a empresa já existe ou se há alguma limitação à nomenclatura escolhida. Isso pode ser consultado dos sites das juntas comerciais.
O registro da junta comercial funciona como uma certidão de nascimento de pessoas jurídicas e é fundamental para a expedição de outros papéis exigidos para a formalização de um empreendimento. Microempreendedores Individuais podem obter uma versão temporária do documento, válida por 180 dias, diretamente no Portal do Empreendedor.
Para obter o Registro na Junta Comercial, no entanto, é necessário apresentar uma série de outros documentos. É importante verificar se há alguma especificidade para sua região. Mas, via de regra, os documentos são:
- Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto, em três vias (quatro vias, no caso de empresário);
- Cópia autenticada do documento de identidade do titular ou dos administradores;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
- Pagamento de taxas por meio de Guia de Recolhimento (JC) e DARF(CNE).
- CNPJ
Após receber o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), que é o comprovante de registro na Junta Comercial, você deve dar entrada no CNPJ do negócio. Esse processo é quase todo online, pelo site da Receita Federal. De maneira física, será necessário enviar apenas alguns documentos solicitados, que podem ser remetidos por Sedex ou pessoalmente, na Secretaria da Receita Federal.
O nome empresarial a ser cadastrado no CNPJ deve corresponder fielmente ao que estiver consignado no ato constitutivo da entidade, admitindo-se abreviações somente quando ultrapassar 144 (cento e quarenta e quatro) caracteres.
A Microempresa (ME) ou a Empresa de Pequeno Porte (EPP), de que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, deve solicitar sua inscrição no CNPJ sem acrescentar a respectiva partícula (ME ou EPP, conforme o caso) ao final do seu nome empresarial, juntando ao Documento Básico de Entrada (DBE) ou Protocolo de Transmissão a correspondente Declaração de Enquadramento registrada no órgão competente, quando tal informação não constar do próprio ato constitutivo. A partícula indicadora de porte é agregada ao nome empresarial automaticamente pelo sistema, refletindo sempre a informação do atributo "Porte da Empresa" da base CNPJ.
ABERTURA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL DA CIDADE DE BAURU
Para abertura de inscrição: Acessar www.bauru.sp.gov.br – finanças – sistema tributário - abertura de inscrição. Preencher todos os campos enviar e aguardar retorno da confirmação no e–mail informado na solicitação.
ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO
A concessão do alvará de localização e funcionamento é de responsabilidade das prefeituras. Ela deve ser feita em até 180 dias após a formalização do MEI.
Alem disse outras normas devem ser seguidas, como por exemplo, as sanitárias, que é para empresas que manuseiam alimentos.
INSCRIÇÃO ESTADUAL
A empresa deve entrar na página da Receita Federal do Brasil, no titulo “aplicativo de coletas” e deverá ser escolhido a UF.
Não há taxas e os documentos necessários são:
* DUC ( Documento Único de Cadastro), em três vias;
* DCC (Documento Complementar de Cadastro), em 1 via;
* Comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou original;
* Número do cadastro fiscal do contador;
* Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços;
...