DESAFIO PROFISSIONAL - DISCIPLINAS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
Por: Denise Pallú • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.196 Palavras (5 Páginas) • 351 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Curso Administração
Polo de Telêmaco Borba
DENISE MARIA PEREIRA – RA 9162252316
DISCIPLINAS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
DESAFIO PROFISSIONAL
Semestre 1º
Telêmaco Borba - Paraná
Junho/2014
DENISE MARIA PEREIRA – RA 9162252316
DISCIPLINAS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
DESAFIO PROFISSIONAL
Semestre 1º
Relatório apresentado como atividade avaliativa das disciplinas de Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissinal do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação dos professores-tutores Carlos Eduardo de Azevedo e Raquel Henrique de Oliveira.
Telêmaco Borba - Paraná
Junho/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................................04
2. PERFIL DOS NEGOCIADORES ...................................................................................05
2.1. OPONENTES ............................................................................................................05
2.2. NEGOCIADOR .........................................................................................................05
3. MAPEAMENTO ................................................................................................................05
4. ANÁLISE E PLANEJAMENTO ......................................................................................06
5. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL ................................................................06
6. FEEDBACK .......................................................................................................................07
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................08
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................09
- INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo profissional cada vez mais competitivo, e um diferencial procurado por várias empresas é a habilidade de negociar, seja com o funcionário, com um concorrente ou até mesmo como no caso que veremos a seguir, da empresa com um fator externo, neste caso a associação de moradores.
Portanto, aplicar a visão sistêmica no processo é parte fundamental de uma negociação, visto que ela apresenta uma perspectiva mais global da mesma, possibilitando enxergar, de maneira mais clara, todos os participantes, direta e indiretamente do processo de negociação, bem como seus principais interesses e as diversas alternativas possíveis para a solução do conflito.
O objetivo deste trabalho é elaborar um planejamento a fim de solucionar um conflito surgido na implantação de uma gravadora em uma cidade do interior.
- PERFIL DOS NEGOCIADORES
2.1. OPONENTES
Associação de moradores, representada pelo Sr. Carlos Henrique, administrador, tem como objetivo impedir a construção da gravadora, seu estilo apoiador defende os ideais dos moradores. O mesmo alega não estar de acordo com a instalação da gravadora devido aos transtornos que a nova sede causará como transito intenso de carros, e artistas, trazendo insegurança aos moradores, barulho intenso uma vez que a grande maioria são pessoas de terceira idade, tem a ideia fixa que o bairro não necessita de progressos advindos deste empreendimento.
2.2. NEGOCIADOR
Gravadora, representada pelo Sr. Jorge Andrade, estrategista de negócios, tem ampla experiência em negociar em meio a conflitos, tem como objetivo a liberação do empreendimento, alega que o progresso é inevitável. A gravadora é de grande porte e possui equipamentos de altíssima qualidade para a não disseminação do barulho.
- MAPEAMENTO
O Sr. Carlos Henrique, líder e defensor da Associação de moradores, não aceita e esta com receio da instalação da gravadora, alegando que a instalação da empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores, devido ao barulho, afetara a segurança dos mesmos devido a quantidade de pessoas estranhas que irá freqüentar o local e deixará o transito perigoso devido ao grande fluxo de carros. Os moradores são muito conservadores e questionadores prezam pela tranquilidade uma vez que a maioria é de terceira idade. Alega que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento. Segundo modelo de Jung seu estilo é restritivo, pois através de sua representação julgam ganhar mais tempo para conhecer o negociador oposto, por estar em posição inferior usa a tática de negativar o adversário para que o mesmo se coloque em posição de igualdade a ele.
Em defesa de seus interesses ele se apoia em questões sem embasamento, pois os pontos negativos são irrelevantes se considerado aos benefícios que a gravadora trará ao bairro.
Do outro lado, o Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da gravadora, age com cordialidade e paciência uma vez que precisa da liberação dos moradores para a implantação do empreendimento. Alega que o mesmo será benéfico tanto para os funcionários da gravadora, que já estão contando e se programando para esta mudança, como para os moradores. Segundo o modelo de Jung seu estilo é confrontador, pretende explanar os prós da instalação da gravadora expondo pontos fortes do projeto e ao mesmo tempo se defendendo das críticas, sem ser agressivo, mas eliminando itens desnecessários.
...