DESAFIO PROFISSIONAL GESTÃO DE PESSOAS E TECNICAS DE ADM PESSOAL
Por: karollucia • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.015 Palavras (9 Páginas) • 531 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ALESSANDRA SCHORK VOIGT
KAROLINE LUCIA WINTRICKE
LUANA CRISTINA DA ROCHA
DILCELIA DA COSTA
DESAFIO PROFISSIONAL
Gestão de Pessoas;
Técnicas de Administração de Pessoal.
JARAGUÁ DO SUL
2015
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP / TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 3º SEMESTRE
ALESSANDRA SCHORK VOIGT RA: 8749119870
KAROLINE LUCIA WINTRICKE RA: 8532874898
LUANA CRISTINA DA ROCHA RA: 8526918702
DILCELIA DA COSTA RA: 8378828848
DESAFIO PROFISSIONAL
Gestão de Pessoas;
Técnicas de Administração de Pessoal.
JOSE JAIRO FERREIRA
JARAGUÁ DO SUL SC
2015
SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4
2 DIAGNÓSTICO 5
2.1 TRABALHO em Equipe 5
2.2 Desmotivação 5
2.3 Salário 5
2.4 Falta de infra-estrutura 5
3 planos de ação 6
4 conclusão 9
5 anexos 10
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 16
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Planejar, organizar, desenvolver, coordenar e controlar pessoas é as principais finalidades da administração de recursos humanos. As empresas precisam de pessoas para promover seu crescimento e desenvolvimento, assim como, os colaboradores precisam da organização para atingir seus objetivos. A base para o funcionamento da organização é os recursos humanos, pois gera produtividade e lucro para a empresa, e deve ser valorizado, pois a empresa depende desse recurso para lucrar, e para isso o funcionário deve se sentir bem no ambiente de trabalho para desenvolver as atividades com precisão e eficiência. Neste trabalho iremos descrever o mapeamento dos problemas e insatisfações, e ao final traçar um plano de ação identificar as falhas e proporcionando uma melhoria no desempenho dos colaboradores. A empresa SUPERSOFT passa por um momento delicado em relação à gestão de pessoas, por isso é muito importante a contratação de um consultor em recursos humanos, pois o mesmo possui uma visão mais técnica e especializada podendo identificar os principais gaps no processo de gestão e assim criar ações e estratégias para eliminar as falhas e problemas que tem provocado alguns conflitos e insatisfações na empresa. Os funcionários hoje têm pouca interação, a empresa não oferece um ambiente adequado, e as políticas salariais e de recompensas são pouco claras ao entendimento dos colaboradores, gerando dúvidas e insatisfação. Com a contratação haverá um fortalecimento entre as relações da empresa com o colaborador onde todas as políticas e dúvidas ficaram mais claras não havendo tanta resistência as mudanças.
2. DIAGNÓSTICO
Diante das informações obtidas, foi possível observar problemas na infra-estrutura e gestão organizacional.
2.1. Trabalho em Equipe: Colaboradores e gestões têm dificuldades em trabalhar em equipe, se relacionar em grupo, há muita habilidade e produtividade no trabalho, mas não há integração com os demais departamentos o que dificulta o processo gerencial e produtivo.
2.2. Desmotivação: Analisando o quadro de funcionários é visível a falta de motivação, onde impacta aos níveis da produtividade da empresa e o relacionamento entre colaboradores e gestões. É necessário pra o andamento da empresa que os colaboradores estejam sempre motivados e se sintam valorizados, assim terão disposição para dar o seu melhor pela empresa.
2.3. Salário: As expectativas dos colaboradores hoje não são atendidas pela política salarial adotada, não é proporcional a capacitação e esforço dos mesmos, estando alguns salários abaixo da média para sua função o que gera conflitos dentro da organização.
2.4. Falta de infra-estrutura: O ambiente interno da organização é motivo de reclamação aos funcionários referente ao refeitório, pois os funcionários se sentem impedidos de realizadas as refeições na própria empresa, o que eleva o gasto que eles têm com refeições.
3. PLANOS DE AÇÃO
Será realizado um planejamento para atingir os resultados desejados, e para isso será necessário que as gestões estejam capacitadas para gerenciar a organização de acordo com os pilares da administração que são Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar e a partir de então fazer um diagnóstico de ações de intervenção envolvendo a vontade organizacional, política e econômica com a participação de todos. As mudanças positivas na estrutura da empresa são revertidas em bem estar aos funcionários. Ação da intervenção para tratar as dificuldades de trabalho em equipe:
- Realizar Palestras sobre trabalho em equipe;
- Dinâmicas em grupo;
- Ensinar a lidar com conflitos;
- Treinamentos para gerenciar conflitos;
- Mobilização para compartilhar informações
Segundo Vergara (2013, p.: 208), “Uma equipe tem de saber a que vem. Tem de saber a razão de sua existência. Tem de ter a consciência dos propósitos que a sustenta e a move.”
Ajudar e mobilizar os funcionários a trabalharem as informações ajudando um ao outro e criar um clima mais amigável no ambiente de trabalho.
[pic 2]
A empresa SUPERSOFT tem por missão: Oferecer ferramentas de automação no controle de estoques com tecnologia de ponta, atender os clientes com prontidão e qualidade, e a Visão da empresa é: Ser líder no fornecimento de sistemas de controle de estoque a pequenos e médios supermercados, região sudeste do Brasil, até 2020. O plano de ação deve ser implantado em médio prazo, para que dessa forma as metas estabelecidas venham ser atingidas e a sua visão de futuro se torne realidade, com estes planos de ação se espera os seguintes resultados:
...