Demonstração de Fluxo de Caixa: Tres exemplos
Por: MarieDan250708 • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 1.482 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Mariana Nogueira de Oliveira Pacheco
Trabalho da disciplina de Matemática Financeira
Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho
Maracanaú-CE
2015
Estudo de Caso :
Matemática Financeira
Demonstrações de Fluxos de Caixa: três exemplos
REFERÊNCIA: JR. William J. Brunns.
HERTENSTEIN. Julie H.
HARVARD BUSINESS SCHOOL PUBLISHING, 03 DE NOVEMBRO DE 1998
Jonh Stacey é engenheiro de vendas da Aldhus Corporation, fabricante de periféricos de computador em crescimento. Após ser orientado pelo diretor de pessoal, Jonh ingressou em um programa de MBA noturno, mas ele estava muito confuso sobre alguns aspectos da contabilidade e por isso pediu ajuda a Lucille Barnes, a controller assistente da Aldhus.
A aula perdida por John Stacey era sobre demonstrações de fluxo de caixa e mesmo com algumas anotações feitas pelo professor, John não conseguiu entender muita coisa. Então, Lucille entregou a Jonh três demonstrações de fluxos de caixa de três empresas diferentes, e em seguida ela começou explicando que as demonstrações de fluxo de caixa é uma parte muito útil de um conjunto de três demonstrações que as empresas precisam preparar, além desta, esta o balanço patrimonial e a demonstração de resultados. Lucille continuou explicando que a demonstração de Fluxo de Caixa é dividida em três partes: As Atividades operacionais que mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linhas básicas de negócio da empresa, as atividades de investimento que mostram fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente não mantidos para revenda, bem como para a concessão e cobrança de empréstimos, e as atividades de financiamento que mostram os fluxos de caixa associados ao aumento ou à diminuição de recurso de investimentos e credores da empresa. Jonh então perguntou a Lucille por que os empréstimos não fazem parte da seção de atividades de financiamento já que são a causa dos pagamentos de juros, Lucille explicou que em alguns países já ocorre dessa forma com no Reino Unido.
Jonh estava começando a compreender, e perguntou como poderia usar cada seção da demonstração, sua colega começou pelas atividades operacionais, dizendo que esta é motor dos fluxos de caixa da empresa e quando esse motor funciona bem, fornece fluxos suficientes para cobrar as necessidades de caixa das operações, em seguida falou sobre as atividades de investimento que funcionam de outra forma, a empresa
...