DEMOSNTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA: TRÊS EXEMPLOS
Por: Rubia1985 • 26/8/2019 • Resenha • 766 Palavras (4 Páginas) • 238 Visualizações
Estudo de Caso:
DEMOSNTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA: TRÊS EXEMPLOS
Referência: WILLIAM, Bruns Jr J.; HERTENSTEI, Julie. Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos. Harvard Business School, 112 – P08, 1998.
O presente caso relata sobre John Stacey, um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation que estava preocupado, pois o atraso no voo o fez perder a aula de contabilidade da semana anterior que era dedicada à apresentação e discussão da demonstração de fluxos de caixa. Stacey tinha certeza que essa matéria cairia no teste que fazia parte de cada aula semanal e então um colega de classe lhe enviou algumas anotações distribuídas pelo professor, mas era difícil ser compreendido por quem não assistiu à aula. John desesperado telefonou para Lucille Barnes, assistente da Aldhus para perguntar se ela poderia ajuda-lo e então combinaram uma reunião. No horário combinado John Stacey chegou ao escritório de Lucille Barnes com as suas anotações e dúvidas.
Lucille lhe entregou três demonstrações de fluxo de caixa dos relatórios anuais de empresas de alta tecnologia e começou a explicar o quão importante é a demonstração de fluxos, é realmente uma parte uma parte muito útil do conjunto de três demonstrações que as empresas precisam preparam, e em alguns casos diz mais sobre o que realmente está acontecendo do que o balanço patrimonial ou a demonstração de resultados. Ela lhe apresenta um breve panorama da estrutura e do conteúdo das demonstrações de fluxos de caixa e preparou algumas questões para orientar o seu estudo. A demonstração de fluxos de caixa é dividida em três partes: atividades operacionais, atividades de investimentos e atividades de financiamento. Cada parte mostra as entradas e as saídas de caixa associadas a cada tipo de atividade. Atividades operacionais mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linhas básicas de negócios da
empresa. Atividades de investimento mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linha básicas de negócio da empresa. Atividades de investimento mostram os fluxos de caixa associados ao aumento ou à diminuição de 3 recursos de investidores e credores da empresa, por exemplo, emissão ou recompra de ações captação ou pagamento de empréstimos. Após John fazer alguns questionamentos, Lucielle continua a explica-lo.
As demonstrações de fluxos de caixa podem variar de um país para o outro, por exemplo, nas empresas americanas o pagamento de juros está na seção de atividades operacionais, enquanto nas empresas inglesas os juros estão incluídos na seção das atividades de financiamento. A seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da empresa. Quando esse motor é eficiente, fornece os fluxos de caixa para cobrir as necessidades de caixa das operações. Há duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa das operações, pelo método indireto e método direto. Pelo método indireto, o lucro líquido é ajustado por todas as receitas e despesas que não envolvem caixa e pelo método direto, aquela seção do relatório parece mais um extrato tirado da conta. A seção de atividades operacionais é o motor dos fluxos de caixa da empresa. Quando esse motor é eficiente, fornecemos os fluxos de
...