Desafio Profissional
Por: andfelipe • 1/6/2016 • Projeto de pesquisa • 3.230 Palavras (13 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
Polo Recife
NOVOS RUMOS NA EDUCAÇÂO
TECNOLOGIA APLICADA A APRENDIZAGEM
RECIFE, 25 de Maio de 2015
[pic 2]
Polo Recife
NOVOS RUMOS NA EDUCAÇÂO
TECNOLOGIA APLICADA A APRENDIZAGEM
Este desafio profissional foi desenvolvido pelas acadêmicas: Erica Mijaluk, RA: 1918126727 e Níobe Duarte Diniz, RA: 2855177190. A fim de ser corrigido pelo tutor à distância, como atividade Avaliativa nas disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas a Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional do 1º período do curso de Letras.
Recife, 25 de Maio de 2015
INTRODUÇÃO
Elas estão aí, não precisa procurar muito. Podemos vê-las em volta, na frente, do lado, na bolsa, na cozinha, no quarto, para onde você olhar elas não passam inadvertidas. Elas estão mudando a vida, e não é exagerado dizer que estão mudando tudo: as comunicações, as amizades, o trabalho, o estudo, a família, a vida pessoal... Como num conto de fadas, elas aparecem magicamente transformando tudo, tanto que se assemelham a uma extensão do corpo, sem elas a vida já não é a mesma. Elas: As Tecnologias.
Nesta mudança se faz imprescindível a adaptação. Se não houver essa adaptação, será muito provável que o que aconteça seja ficar fora de tudo, mas elas não vão deixar porque cedo ou tarde, elas te alcançarão.
A aprendizagem de forma lúdica, interativa tendo o professor como mediador entre as tecnologias e os saberes tende a incentivar e manter o interesse dos usuários que desta forma não irão abandonar a instituição como ocorre atualmente nas escolas tradicionais.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Tecnologias Aplicadas a Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação, esta multidisciplinaridade serve como princípio para o desenvolvimento deste desafio profissional onde se busca a educação e inclusão das diversidades através do uso das atuais ferramentas tecnológicas no ambiente educacional para maior facilidade de aprendizado e introdução do discente no novo mundo de globalização e alta tecnologia, fato este que é importantíssimo na preparação para o mercado de trabalho que por estar voltado para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não aceitará profissionais desabilitados para o uso das atuais ferramentas.
As TICs estão totalmente inseridas no cotidiano atual, modificando comportamentos, pensamentos e paradigmas.
PROJETO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
Nos lugares onde a insuficiência e desinteresse do Estado não atendem as necessidades primordiais dos cidadãos esta situação é amenizada por ONGs (Organizações do terceiro setor) formadas por pessoas físicas, jurídicas, convênios com o poder público e instituições internacionais de apoio a projetos sociais.
Uma destas ONGs é a chamada “ONG Esperança” que atua na região do grande Recife na zona norte, na periferia do bairro da Macaxeira. Atualmente a ONG Esperança conta com parcos equipamentos de tecnologia e que não são de livre acesso aos alunos.
A ONG Esperança encaminhou um projeto para a instituição internacional que a financia “Esperança com tecnologias para a educação”, e o projeto foi aprovado e os recursos financeiros disponibilizados. Sua aplicação deverá ser destinada a tecnologias para a aplicação na educação e formação do docente no uso destas, com o objetivo de melhorar o desempenho no ambiente educacional. O projeto prevê uma abrangência geral em diversos campos da educação e inclusão social. Para isso faz-se necessário o planejamento no que diz respeito às tecnologias necessárias, seus objetivos e programas de capacitação docente e tecnologias assistivas. Ao ser elaborado este projeto, devem-se levar em conta os objetivos almejados, a faixa etária e a capacidade cognitiva dos usuários, as estratégias didáticas e meios de operacionalização do projeto.
A ONG Esperança possui ambientes que favorecem o aprendizado e o desenvolvimento das capacidades específicas das crianças e adolescentes. E se pretende através do projeto atender as necessidades de otimização do aprendizado e aproveitamento integral das tecnologias para as práticas educativas.
A seguir se detalha uma relação de equipamentos tecnológicos, a justificativa do seu uso e os objetivos a serem atendidos pelo projeto, considerando também o uso de tecnologias assistivas.
Ambiente/ Sala Temática: Ambiente multidisciplinar/Laboratório Digital | |||
Usuários: Crianças e Adolescentes entre 06 e 17 anos | |||
Recursos Tecnológicos | Justificativa e Estratégias de uso | Objetivos | Aplicação de Tecnologias Assistivas |
30 Computadores | Considerando que os computadores são uma parte importante da tecnologia e que têm maior acessibilidade, os alunos os utilizarão para trabalhar o conteúdo das aulas por meio de jogos/didáticas aplicadas. Os trabalhos serão desenvolvidos em grupos. | Revisar o conteúdo de maneira pratica Elaborar projetos e pesquisas. Produzir vídeos educativos para compartilhar no grupo do Facebook da ONG para acesso livre dos discentes. | Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência usarem o computador. |
50 Tabletes | Aproveitando a portabilidade (mobile learn) serão levados pelos discentes para fora do ambiente educacional com o propósito de realizar pesquisas, documentando fatos através de fotos, filmagens e compartilhamento com os demais usuários da ONG. | Incentivar a criatividade e curiosidade dos discentes e o seu compartilhamento. Desenvolver o espírito de inclusão entre os discentes e demais beneficiários. | Trabalho em equipes formadas por pessoas com deficiência visual e sem deficiência para promover a inclusão. O aluno sem deficiência trabalhará junto ao colega deficiente, ajudando-o nas atividades desenvolvidas, como por exemplo nas filmagens e tiradas de fotos para posteriores trabalhos grupais. |
04 Televisões | Utilizar para exibição de filmes e documentários com a finalidade de levar de maneira mais dinâmica o conhecimento. | Trabalhar grupalmente o diálogo entre os discentes e a analises grupal dos filmes. | Equipamentos de entrada e saída de voz e transcodificação de sinais por meio de softwares específicos permitirão as pessoas com deficiências compartilhar do aprendizado. |
02 IMPRESSORAS 3D | Serão utilizadas multidisciplinarmente uma vez que transportam para a realidade os objetos elaborados no computador. Uso lúdico no projeto de brinquedos. Uso artístico, cultural, arquitetônico... | Incentivar a intelectualidade dos beneficiários que poderão realizar laboratórios e experimentos. | Ao tornar real o imaginário e incentivar experiências ao usuário, permitirá o toque, o compartilhamento e desenvolvimento físico e mental de cada ser humano beneficiando com esta tecnologia diversos tipos de inclusão. Sobretodo o deficiente visual, quem poderá palpar o trabalho feito. |
04 DATASHOW | Com a facilidade que proporciona ao atingir um maior número de pessoas, serão utilizados para as apresentações de trabalhos elaborados pelos usuários. | Incentivar a criatividade e o desenvolvimento nas apresentações em público, fortalecendo os laços de trabalho em equipe. | Com o desafio de trabalhar a inclusão os usuários habilitados em LIBRAS ajudarão nas apresentações dos trabalhos desenvolvidos. |
...