Desafio Profissional
Por: bcadomin • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.159 Palavras (9 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de educação à distância
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TUTORA PRESENCIAL: RICARDO
TUTOR Á DISTÂNCIA:
DISCIPLINAS: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.
DESAFIO PROFISSIONAL – PLASTSUCO
MARCOS ANTÔNIO COUTINHO DA SILVA-RA: 8528973204
TARCISIO SARAIVA SENA-RA:9910175451
ZARIANY BONFIM SOARES-RA:9905141212
17 de maio de 2016.
APRESENTAÇÃO
Este desafio profissional foi desenvolvido em grupo no intuito de auxiliar no desenvolvimento dos estudos requeridos pelas disciplinas norteadoras: Análise de Investimentos; Contabilidade de Custos; Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras; Gestão de Negócios Internacionais e Desenvolvimento Econômico.
No estudo utilizamos procedimentos metodológicos de aprendizagem, aplicação da teoria e conceitos práticos para o auto aprendizado. O estudo também nos auxiliou no desenvolvimento de diferentes ambientes, estimulando o raciocínio crítico e intelectual.
Para elaboração do Desafio Profissional, seguimos veemente ao longo dos estudos, todas as orientações do tutor à distância, assim, solucionamos problemas relativos ao estudo que foram essenciais para o desenvolvimento de nossas habilidades e competências.
Devido à complexidade do Desafio Profissional, podemos compreender diferentes modelos organizacionais, através do processo de tomada de decisão, assim como, a função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento diante de diferentes contextos organizacionais. Podemos também refletir sobre soluções do processo produtivo, atuando preventivamente em diferentes graus de complexidade, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais.
Na oportunidade podemos acompanhar um processo de gestão financeira de um empreendimento, onde o administrador do empreendimento resolve contratar um analista de investimentos para realizar o estudo de viabilidade econômica e de implementação de um empreendimento, assim como, alavancar as vendas e verificar a possibilidade de realizar exportação dos produtos.
Assim demonstrar a viabilidade mercadológica e a real necessidade de investimentos, proporcionando ao administrador a tomada de decisões e análise financeira, juntamente com os investidores, possibilitando o acompanhamento do projeto e resultado de funcionamento. Assim como, a demonstração da viabilidade, no que se refere à exportação do produto para o exterior, proveniente do aumento da produção dos produtos e sustentabilidade do projeto.
SUMÁRIO
Passo 1 – Análise da viabilidade econômica do projeto
Fluxo de Caixa do Projeto para um período de 5 anos ..........................................pág. 04
Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Prazo de Retorno (payback) ...............................................................................................................pág. 06
Taxa Mínima de Atratividades definida pelos investidores ..................................pág. 06
Fase 2 – Projeção do Fluxo de Caixa para os 4 primeiros meses
Projeção do Fluxo de Caixa para os meses 0 a 4 do Projeto .................................pág. 07
Capital de Giro a ser disponibilizado ....................................................................pág. 07
Fase 3 – Demonstrativo de Resultado do Exercício
Demonstrativo de Resultado para o primeiro exercício .........................................pág. 07
Lucratividade do Projeto para o primeiro exercício ...............................................pág. 08
Fase 4 – Elaboração do Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial para o primeiro exercício ......................................................pág. 08
Rentabilidade do Projeto ........................................................................................pág. 08
Resultado obtido no primeiro ano do projeto .........................................................pág. 09
Fase 5 – Vantagens da Exportação do Produto
Vantagens da Exportação ........................................................................................pág. 09
PASS0 01 – Análise da Viabilidade Econômica do Projeto[pic 2]
Legenda:
- MP = Matéria-Prima
- MOD = Mão de Obra
- CIF = Custos Indiretos de Fabricação
Fluxo de Caixa do Projeto para um período de 5 anos
Conceito de Fluxo de Caixa:
As principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual há diferenças em relação ao conceito de lucro, que é um conceito contábil.
A primeira diferença é que o fluxo de caixa da análise de investimentos deverá ser um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos ou perdas futuras, uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado, sendo apenas uma possibilidade futura. A análise de investimento se resume a verificar se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeira de realização, definindo, assim, se o investimento é viável ou não. O lucro contábil, por sua vez, não atende a esse critério, visto que, por definição, só se contabilizam valores já ocorridos. O fluxo de caixa projetado trata do futuro, ao passo que o lucro contábil trata do passado.
A segunda diferença é sobre como se consideram os valores no tempo. Existem dois conceitos diferentes quanto à data a ser considerada de determinado valor:
- Competência (econômico): é utilizado nas demonstrações financeiras (Balanço patrimonial e DRE) e adotado pela contabilidade (Controladoria). Esse conceito implica considerar os valores por apropriação, ou seja, a referência é quando há a ocorrência do fato gerador do valor, a que período de tempo ele compete.
- Caixa (financeiro): é utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa. Esse conceito é adotado pela tesouraria da empresa e implica considerar os valores por data de pagamento ou recebimento (entrada e saída de caixa), independentemente de quando foram gerados.
O fluxo de caixa, como o próprio nome insinua, utiliza sempre o princípio de caixa considerando os valores apenas quando pagos ou recebidos. Tal premissa é utilizada de forma a permitir uma justa comparação com outras opções de investimentos, tais como ações, renda fixa, outros projetos etc.
O fluxo de caixa pode ser resumido, assim, em entradas e saídas de caixa, em determinadas datas no tempo. A fim de facilitar sua representação e entendimento, convencionou-se representá-lo da seguinte forma:
...