Desafio Profissional
Por: Tathiana Carvalho • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.849 Palavras (12 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
RECURSOS HUMANOS
2ª SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
MATEMÁTICA
PROCESSOS GERENCIAIS
DIREITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
RESPONSABILIDADE SOCIAL
SUMARÉ – SP / 2016
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
RECURSOS HUMANOS
2ª SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
CEDIMA ALVES DE OLIVEIRA – RA: 1299135278
MARA DANIELA JANUÁRIO DE SOUZA – RA: 3059140450
MICHAEL JEAN DE SOUZA GROTO – RA: 3053117663
TATHIANA MARIA COUTINHO DE CARVALHO – RA: 8500519534
TUTORES PROFº PRESENCIAL: RAFAEL FONTANA FERRARESSO
TUTORES PROFº DISTÂNCIA: EVERSON LUIS NOGUEIRA
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................. 04
- CONCEITOS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS...............................05
- CALCULOS......................................................................................................07
- CUIDADOS NECESSARIOS PARA CONTRATAÇÃO...................................09
- VANTAGENS E DESVANTAGENS ERP’s ....................................................11
- PLANO DE AÇÃO PARA PARA DESTINO DE RESIDUOS...........................13
- CONCLUSÃO..................................................................................................16
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................17
INTRODUÇÃO
O objetivo da "Proposta de mudança no formato de administração" é apresentar uma forma de mudar o formato da teoria clássica de Fayol que predomina na empresa Energy, onde apresenta uma ênfase nas tarefas, padronização do trabalho, planejamento das tarefas e especialização dos funcionários para uma teoria ou escola das relações humanas como é chamada, onde prioriza os dirigentes da organização e trata de forma mais complexa os humanos.
Estas teorias trazem novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer os sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação dos grupos.
Diante disso os filhos recém formados estão buscando trabalhar para mudar esta forma de se trabalhar, dividindo assim os departamentos, dando foco no financeiro, departamento pessoal, e o departamento de direito, assim revendo e formalizando seus contratos com colaboradores e terceirizados dentro dos parâmetros que a legislação impõe.
CONCEITOS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Diante da crise em 1929, no momento em que ocorreu uma grande quebra da bolsa de valores em Nova Iorque, surge a teoria das relações humanas, que buscava de várias formas descobrir o que causou a crise.
Mas somente após 1930 é que teve uma enorme aceitação devido suas características democráticas.
Neste momento passou-se a investir e focar muito mais nas relações humanas, dividindo assim esta metodologia em duas fases, sendo:
Análise do trabalho e a Adaptação do Trabalhador ao Trabalho, esta fase buscava analisar as características humanas que as tarefas exigiam de cada profissional, e a segunda era a, adaptação do trabalhador ao trabalho, nesta fase a psicologia, buscou foco nas características individuais e sociais do trabalho que predomina sobre as características produtivas.
Os temas que estavam agora predominando era a relação com as pessoas, a preocupação em instruir os profissionais, os métodos de aprendizado afim de evitar acidentes e a fadiga dos profissionais.
Era nítido que os que seguiam a teoria clássica estavam preocupados somente com aspectos formais da organização (como autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de administração, departamentalização etc.), e os autores humanistas focavam nos aspectos informais da organização (como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc.).
A empresa passou a ser vista como uma organização social composta de grupos sociais informais, onde sua estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa, ou seja, com os propósitos claramente definidos pela empresa.
Já com a Teoria das Relações Humanas no local de trabalho, as pessoas participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm uma constante interação social. Explicando o comportamento humano nas organizações, a Teoria das Relações Humanas passou a estudar essa interação social.
Percebemos que as ações e atitudes desenvolvidas a partir do contato de pessoas e grupos é o que forma estas relações humanas.
Cada indivíduo possui uma personalidade própria e sempre diferenciada que influi nas questões comportamentais e nas atitudes das outras com quem se mantém um contato e é, por outro lado, semelhantemente influenciada pelas outras.
Todas as pessoas buscam se adequar ou ajustar as outras pessoas de um determinado grupo, pois desejam ser aceitas, compreendidas buscando ter voz ativa para participar no intuito de atender a seus interesses e desejos pessoais.
O comportamento humano é influenciado pelas várias atitudes e normas informais encontradas nos grupos que participam. Na maior parte as oportunidades das relações humanas sempre surgem dentro das organizações, devido ao enorme número de grupos e interações resultantes.
Os administradores que compreendem as relações humanas possuem melhores resultados de seus subordinados, pois conseguem criar um ambiente saudável que permite a cada profissional se encorajar e propor inovações e mudanças de forma livre e sadia.
...