Desafio Profissional
Por: 140590111286 • 23/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.957 Palavras (12 Páginas) • 104 Visualizações
Polo de Caxias do Sul- RS
Curso Superior de Administração e Ciências Contábeis- 2º Série
Disciplinas: Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e meio Ambiente, Teoria da Contabilidade e Teorias da Administração
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Nome: RA:
Desafio Profissional
Tutor à Distância:
Caxias do Sul-RS
Sumário
Introdução
Passo 1 - Modelo de Produção
Passo 2 – A Economia do Noroeste do Paraná
Passo 3 – Análise Contábil
Passo 4 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Passo 5 – Princípios Contábeis
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
O presente trabalho refere-se à análise realizada sobre a Indústria de Pneus, situada no Estado do Paraná e única produtora de pneus com borracha natural no Brasil. Dentro desta analise foi contemplada diversos aspectos: o modelo de produção adotado com suas vantagens e desvantagens, a relação econômico-social da indústria com seus fornecedores, os riscos no lançamento de novos produtos, análise do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e os princípios fundamentais da contabilidade conflitados com as ações tomadas pela empresa.
- PASSO 1 - MODELO DE PRODUÇÃO
As organizações atuais consolidam o mundo em que vivemos, são extremamente heterogêneas e altamente diferenciadas, possuem diversos tamanhos, valores e formatos organizacionais, todas as necessidades da sociedade são supridas de alguma forma por uma organização.
Logo, percebe-se que uma organização ou empresa, necessita planejar, organizar, direcionar e controlar todos seus recursos para atingir seus resultados, para assim, permanecer competitiva e atuante no mundo capitalizado e globalizado de hoje.
Sendo assim, “o que leva uma organização rumo a excelência e ao sucesso não são apenas produtos, serviços, competências, recursos, etc. É a maneira pela qual ela arranja tudo isso e como é administrada”. (CHIAVENATO, 2014, p. 5). A tarefa de administrar consiste em decisões aplicadas a partir do conflito dos objetivos propostos com o uso dos recursos e competências organizacionais, para que seja alcançado de maneira eficiente e eficaz os resultados determinados pela organização.
No mesmo momento que as empresas são provedoras de bens de consumo e serviços para a sociedade a administração é essencial para viabilizar resultados e produzir o desenvolvimento destas organizações. Para isso ocorrer, “modelos de produção” são utilizados para aplicar técnicas e conceitos no sistema fabril, para melhor conduzir as operações das linhas produtivas e melhor assegurar uma perfeita sintonia entre os índices de produtividade e lucro destas empresas.
Isso é o que ocorre na Indústria de Pneus, ela adota um modelo de produção com ênfase nas tarefas, oriundas da Administração Científica. Este modelo utiliza-se da observação e mensuração para eliminar desperdícios e perdas sofridas pelas indústrias, além de elevar os níveis de produtividade por meio de métodos e técnicas científicas. Consiste na simplificação e racionalização do trabalho e na especialização do trabalhador, agregando uma significativa eficiência operacional e a redução dos custos de produção.
A Indústria de Pneus apresenta traços deste modelo de produção, pois, preocupa-se com a redução máxima dos custos produtivos, possui uma produção fragmentada e padronizada, e também prioriza o emprego de pessoas desqualificadas. Com isso, visam a alta produtividade, baixos salários e a redução de preço dos produtos fabricados.
- VANTAGENS E DESVANTAGENS
Dentro dos diversos modelos de produção criados, todos buscam a adaptação e a inovação frente as realidades e necessidades das indústrias, otimizam os processos produtivos e as estruturas organizacionais, aumentam os lucros e satisfazem os interesses dos colaboradores e do bem-estar. Estes modelos foram fundindo-se entre si e evoluindo com o passar dos anos, cada novo modelo, se sobrepunha ao anterior, tentando conciliar o novo modelo desenvolvido aos novos cenários e desafios enfrentados pelas empresas até então.
O modelo de produção, com ênfase nas tarefas, adotado pela Indústria de Pneus, foi o pioneiro modelo criado, iniciou-se no começo do século XX, pelo engenheiro Frederick W. Taylor, que foi o fundador da Escola da Administração Científica, este modelo influenciou diretamente as organizações, que se expandiam diretamente com este modelo produtivo. Posteriormente, este modelo continuou a ser desenvolvido por outros administradores e engenheiros, dando destaque para Henry Ford, que brilhantemente, aplicou os conceitos de Taylor incrementando-o com inovações, proporcionando uma redução drástica nos custos de produção, aumento de qualidade e produtividade dos veículos fabricados em sua empresa, popularizando o acesso ao automóvel em todas as classes da sociedade.
Como percebe-se historicamente, todos os modelos apresentam vantagens e desvantagens na sua aplicação nas fábricas e organizações, tanto que surgiram novos modelos no decorrer do tempo, na tentativa de melhorar e adaptar o modelo anterior aos novos cenários econômicos e sociais consequentes da evolução da sociedade.
Devido a isso, a Indústria de Pneus também possui esses aspectos relevantes no seu modelo de produção, decorre de vantagens como o baixo custo produtivo devido a sua divisão racionalizada do trabalho, sua mão de obra barata devido aos trabalhadores não possuírem qualificação e desempenharem atividades especializadas, além de, consequentemente oferecer um produto com preço e qualidade competitiva, proporcionando oportunidades para atingir a liderança no segmento de mercado que atua.
...