Desafio Profissional
Por: Érica Lima • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.510 Palavras (15 Páginas) • 152 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Apoio Presencial – Polo Faculdade Anhanguera de Negócios de Belo Horizonte
Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Érica Graziela Gregório de Lima – RA: 7837394393
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e seleção, Saúde e Segurança do Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Belo Horizonte
2018
Érica Graziela Gregório de Lima – RA: 7837394393
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas Norteadoras: Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e seleção, Saúde e Segurança do Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Desafio Profissional apresentado ao curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional como requisito à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e seleção, Saúde e Segurança do Trabalho, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.
Tutor Eletrônico: Diego Vaz
Belo Horizonte
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUCÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Passo 1 – Problemas encontrados na empresa 6
2.2 Passo 2 – Reestruturação dos departamentos 7
2.3 Passo 3 – Procedimentos adotados 8
2.4 Passo 4 – Sistematização do relatório 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTRODUÇÃO
O Desafio está norteado pelas disciplinas Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal; Técnicas de recrutamento e seleção; Saúde e segurança do Trabalho; Relações Sindicais e Negociações trabalhistas. O estudo tem o objetivo analisar do estágio atual de uma empresa e proporcionar a possibilidade de um diagnóstico de potencialidades e dificuldades na gestão das estratégias organizacionais e seu alinhamento com as práticas de gestão de pessoas.
Uma análise profunda na empresa, gerando a construção de relatório, cujo o .....
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Problemas encontrados na empresa
A avaliação realizada foi de uma empresa de grande porte do ramo de transporte denominada Catlog Ltda. A partir do contato com o sócio proprietário Everson foi possível levantar alguns pontos críticos que a empresa tem enfrentado e dificultado seu crescimento e expansão no mercado.
Os problemas identificados percorrem as subdivisões de uma Gestão de Recursos Humanos, como a área de Recrutamento e seleção, a administração de pessoal, gestão de pessoas, saúde e segurança do trabalho e Relações Sindicais.
Everson relata que logo após seus funcionários antigos saírem da empresa, precisou buscar novos funcionários no mercado de trabalho e que neste período passou-se mais de 20 funcionários da empresa que não se adaptaram à empresa pelos seus mais variados motivos, desde pouco comprometimento dos novos colaboradores, até questões de passivo trabalhistas.
Em muitas ocasiões Everson precisou contratar profissionais sem ter uma avaliação de um profissional para efetivar a contratação, o que acarretou em inúmeras demissões futuras.
O que Everson não se atentou foi referente às mudanças que ocorreram nos últimos anos, principalmente no tange à globalização e a diversificação da tecnologia. Todas estas mudanças afetam em como os processos serão realizados bem como o acesso à tecnologia e a divulgação das informações colaboram para que ocorra uma alta competitividade nas empresas do mesmo ramo e consequentemente a perda de funcionários. Como o sócio diretor não percebeu estas mudanças e passou a não conhecer mais seus concorrentes e sua atuação no mercado o que impacta na sua baixa produtividade e nas escolhas errôneas dos funcionários para a Catlog.
No que se refere ao Recrutamento e seleção pode-se identificar uma deficiência de um fluxo e um gerenciamento dos processos seletivos, pois a seleção parte de uma captação de futuros candidatos, quando se é realizado o requerimento para a abertura de vaga é necessário ter um alinhamento do perfil da vaga, só assim com estas informações o recrutador conseguirá realizar uma triagem dos currículos e identificar quais se adequam mais aos critérios da vaga, a partir desta triagem é que passamos para a segunda etapa de entrevistas, como Everson não realizou entrevistas com os candidatos, não fez uma avaliação de competência ele ficou sem ferramentas que o auxiliassem neste processo gerando uma instabilidade na admissões e como consequência obtendo várias demissões. Pode-se assim observar que não houve um planejamento nem tão pouco um alinhamento do perfil indicado para cada vaga que se abriu durante estes anos, ou seja, sem o detalhamento do perfil esperado para a vaga o recrutador fica sem dados para escolher o melhor profissional para o cargo, como em sua grande maioria as contratações foram imediatas, os candidatos não passaram por um filtro de triagem dos currículos para que o recrutador compreendesse se as experiências dos candidatos, formações e se suas qualificações estavam dentro do que a empresa necessitava. A falta de planejamento dos processos seletivos e a ausência de critério de avaliação gerou um alto impacto na rotatividade de funcionários. Quando o recrutador realiza um processo seletivo é imprescindível que ele tenha além de ferramentas de seleção que ele tenha uma visão sistêmica da organização interna e externamente, o que pode ter sido uma outra falha do sócio por estar na empresa e ter funcionários antigos e tê-los perdido repentinamente o fez não ter ciência externamente da organização empresarial como um todo.
...