Desafio Profissional
Por: cofortec • 16/4/2015 • Relatório de pesquisa • 2.279 Palavras (10 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE DOURADOS/MS
CURSO
TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE
Disciplinas de Administração Pública e Contabilidade
TUTOR EaD Alex Zompero Bezerra
DOURADOS/MS
2014
SUMÁRIO
Introdução 03
Desenvolvimento 04
Recomendações Finais 10
Referências 11
.
INTRODUÇÃO
O planejamento orçamentário na administração pública se tornou o grande desafio do gestor público num cenário político cada vez mais de interesses, uma vez que a ele demanda conhecer suas nuances e facetas para bem geri-lo, bem como todo o processo de sua elaboração cuja participação é quase mínima, contribuindo apenas com as informações de resultado de algo por outro planejado.
Com a finalidade de esclarecer as fases do processo de planejamento do orçamento público no Brasil, este artigo visa tão somente tratar dos aspectos gerenciais dos quais está envolvido o gestor, a execução e controle do orçamento, assim como se dá a estrutura e a formação de todo o ciclo orçamentário. Desta forma, ao administrador cabe conhecê-lo desde a sua formulação, compreendendo os conceitos de planejamento estratégico, tático e operacional a luz da gestão governamental, uma vez que sem tal conhecimento não há como exercer um controle adequado em sua execução.
Cabe aqui salientar que ao gestor compete o papel de supervisionar e mensurar a execução do processo orçamentário, buscando se adequar às metas e indicadores estabelecidos, lançando mão de métodos e ferramentas modernas de administração para bem gerir este processo.
A introdução ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, não devendo antecipar as conclusões e recomendações decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.
Em suma, apresente o que será apresentado no decorrer do Desafio e seus objetivos.
DESENVOLVIMENTO
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases, a saber: 1. Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho. 2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual. 3. Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos. 4. Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades. (2005, p.515)
Sem um padrão de desempenho pré-estabelecido, seja de qualidade, de quantidade, de tempo e de custos, não há como o administrador se orientar na condução de um controle mais efetivo, bem como saber ser o atual desempenho está ou não dentro do previsto. Sem poder estabelecer comparações para orientar suas decisões na hora da tomada de uma ação corretiva, visando manter a busca dos objetivos determinados.
Contudo, controlar a execução do orçamento público se torna um grande desafio para
o gestor quando ele não consegue perceber ou até mesmo entender todo o processo de planejamento estratégico elaborado pela gestão pública, assim como o plano tático e operacional, e quais fins ela pretende alcançar.
.
- Seleção de municípios e busca de informações básicas municipais .
MUNICIPIO 01
DOURADINA -MS
População
É um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Com cerca de 280 km² de área, é o menor município em área de Mato Grosso do Sul. Está situada a 5 km da BR-163 e possui cerca de 5 mil habitantes
Numero de Eleitores aproximadamente 3500
Localização O município esta situado no da região centro oeste do Brasil,
Geografia Física – Solo Terra Roxa
Relevo e altitude-Esta a uma altitude a 553 metros
Hidrografia – Esta sob influência da Bacia do Rio Prata
Vegetação – Se localiza na região de influencia do Cerrado
Município 02
RIO BRILHANTE - MS
POPULAÇÃO
27.905 habitantes (Estimativa IBGE/2009).
População de acordo com Portaria GM Nº 2.490 de 21/10/08
27.435 habitantes (IBGE 2008) + 1.727 de população assentada - Total: 29.162 habitantes.
ARÉA
3.987,53 Km² (Fonte IBGE/2007).
HIDROGRAFIA
O Município de Rio Brilhante, com 3.987,53 km² de extensão territorial está situado na sua totalidade sobre o Aquífero Guarani que é a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, sendo também um dos maiores em todas as categorias. Cerca de 1,2 milhão de km², está situado no subsolo do centro-sudoeste do Brasil, sendo Mato Grosso do Sul coberto por uma extensão territorial de 213.700 km².
Rio Brilhante é muito bem servido de água, além de possuir várias nascentes afluentes dos rios menores. Os rios Vacaria e Brilhante, em épocas passadas foram navegáveis e serviram de acesso a esta região. Cortando oeste e sudoeste do município, o rio Brilhante define as divisas entre Rio Brilhante, Maracaju, Douradina, Itaporã, Dourados e Angélica. Já o rio Vacaria define a divisa com Nova Alvorada do Sul. As bacias municipais têm as seguintes características:
VOCAÇÃO DO MUNICÍPIO
-Década de 40: concentração de atividade madeireira e pecuária.
- Década de 60: predomínio da atividade pecuária.
- Década de 70: introdução da agricultura com a chegada dos paulistas, mineiros, paranaenses e gaúchos no município.
- Década de 80: grande empreendimento industrial no município com a chegada
da primeira usina de álcool.
- Década de 90: o grande crescimento do cultivo de arroz irrigado tornando o município capital do arroz irrigado.
- Hoje importante pólo de concentração agroindustrial de Usina Sucroalcooleira no Estado de Mato Grosso do Sul.
...