Desafio Profissional
Por: MichelleSDias • 24/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.490 Palavras (6 Páginas) • 107 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SÃO BERNARDO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1º SEMESTRE
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
MICHELLE DOS SANTOS DIAS RA: 2873899616
DEFASIO PROFISSIONAL
TUTOR: TIAGO MONTEIRO VELOSO
SÃO BERNARDO DO CAMPO, 31 DE MARÇO DE 2015.
Passo 1
Associações dos moradores X Gravadora
Perfil dos Oponentes- Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a Construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3º idade.
Estímulo a Negociação: Tem a ideia fixar de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do Negociador- A Gravadora
Negociador: Michelle Dias
Formação: Estrategista de Negócios/ Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Passo 2
[pic 1]
No processo de negociação, a relação entre as duas partes é pautada por comportamentos e decisões que consideram o perfil psicológico dos negociadores.
É importante conhecer as características de quem se esta negociando e identificar as suas táticas e técnicas que melhor se encaixem no processo de negociação e desenvolver as habilidades corretas para enfrentar as reações da outra parte durante a negociação.
Nesta negociação, o negociador tem um perfil amigável, cooperativo onde é influenciado pelo bom “espirito esportivo”.
Passo 3
Análise da situação
Conceituada gravadora, após pesquisa decide fazer suas instalações em uma pequena cidade do interior de São Paulo. Porém, seus moradores do bairro não aceitam o projeto, pois com esta instalação argumentam que teram transtornos como barulho, aumento da taxa de crimes, entre outros.
A gravadora contesta afirmando que irá proporcionar melhorias na região aonde todos os moradores serão beneficiados, e em hipótese alguma trará transtornos. Com a postura intransigente do líder da associação dos moradores, o negociador da gravadora carece de uma boa proposta para negociar com o líder.
Planejamento da proposta
A garantia de iluminação na cidade já que possui menos de 5 anos, visibilidade na sinalização do transito, pois a cidade fica a mercê das margens de uma rodoviária estadual. Além disso, com a vinda da gravadora para o bairro terá o privilégio de alocar uma grande empresa em seus braços o que trará crescimento do local e proporcionar aos moradores empregos sem a necessidade de buscar fora de sua cidade. Um fator importante que não podemos esquecer e progresso e brilho para a cidade e credibilidade.
Passo 4
Caso a instalação da gravadora seja aprovada pela associação o desempenho dos funcionários será satisfatório, já que a gravadora proporciona um ambiente com moradia e plano de carreira.
Se o projeto não seja aprovado à gravadora encontrará como problemas internos na organização alguns fatores.
Vejam abaixo:
[pic 2]
A gravadora proporciona diversos fatores motivacionais para seus colaboradores um deles foi o remanejamento com a promoção para nova estrutura, com esta oportunidade os funcionários se motivaram e agora com o risco da não aprovação do projeto esses mesmos, podem ficar desmotivados por já terem se programado e a insegurança por não saber de fato qual será o desfecho da negociação.
Passo 5
A primeira reunião aconteceu no prazo assim como previsto pelo prefeito. No dia da reunião estando todos reunidos o Sr.Jorge Andrade representante da gravadora e o Sr.Carlos Henrique sendo o líder da comunidade entraram em discursão dispostos a defender o ponto de vista a respeito da situação. Carlos Henrique com todas as informações coletas dos moradores leva para conhecimento do Jorge as reclamações pautadas em vista da instalação da gravadora no bairro:
- Por ser uma gravadora o barulho incomodaria a tranquilidade
- O bairro não tinha estrutura para um transito intenso
- A segurança de todos estaria ameaçada
Explicou também que os moradores estavam receosos, com dúvidas se esse empreendimento seria bom para o bairro, logo que a maior parte da população é composta por pessoas 3ºidade. De acordo com o exposto a comunidade da sua decisão final alegando que o empreendimento não trará benefícios apenas prejuízos para bairro, por isso a decisão tomada é que não aceitam a gravadora no bairro sendo que foi encaminhado um oficio para o órgão competente pedindo o embargo da obra. A proposta encaminhada pelos moradores era que a empresa busca-se outro local para fazer sua
Contrapondo aos argumentos da comunidade, Jorge explica que a gravadora trabalha com base em tecnologias avançadas e que todos os seus estúdios foram planejados de forma a evitar que o som se propague, pois as paredes são revestidas com materiais de alta qualidade fazendo com o som permaneça no ambiente interno. Inclusive propôs ofereceu aos moradores uma visita na matriz da gravadora, para que pudessem comprovar todas as informações e saber como de fato funcionam os estúdios.
Com relação ao trânsito, a gravadora planeja investir em uma melhor estrutura para todas as ruas com sinalização e farol, faixas exclusivas para ciclistas, assim como procurar meios para negociar com órgão responsável para implantação de retorno próximo a rodovia facilitando tanto a entrada e saída de veículos da cidade o que reduziria a circulação em algumas vias.
Porém não informa de imediato, para ser usado como contraproposta na reunião final.
...