Desafio Profissional
Por: Elisangela Zaninelli Martins • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.674 Palavras (11 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FACULDADE ANHANGUERA
SÃO BERNARDO DO CAMPO
CURSO DE GESTÃO COMERCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA
TUTOR PRESENCIAL – CLEITA CARNEIRO DE SOUZA
SÃO BERNARDO DO CAMPO 23 DE SETEMBRO DE 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. DIAGNÓSTICO
3. TEORIAS ADMINISTRATIVAS
3.1 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO:
3.2 HABILIDADES NECESSÁRIAS DO ADMINISTRADOR:
3.3 PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO E TÁTICO:
4. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
4.1 CAMPO DE ATUAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL
5. METODOLOGIA
6. PLANO DE CAPACITAÇÃO.
7. TRABALHOS SUBSEQUENTES:
8. BIBLIOGRAFIA
RESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERÊNCIAIS E OPERACIONAIS.
1. INTRODUÇÃO
A Hoterdan Hipermercado é uma empresa varejista de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, situada no interior de São Paulo. Iniciou suas atividades como um supermercado. O sucesso do crescimento aconteceu, e hoje detém 70% do mercado de varejo em sua cidade.
Uma consultoria foi necessária para analisar a situação atual da rede que não estava progredindo. Foi então concluído que os papéis não estavam traçados, não estavam sendo cumpridos conforme organograma. A consultoria chegou a seguinte conclusão: Diretores e gerentes estavam atuando e gerenciando áreas operacionais, oque não seria da sua área de atuação, para qual foram contratados.
Portanto, a empresa precisa passar por uma reestruturação em todas as áreas, contando com: treinamento, reajustes em cargos e reestruturação em alguns níveis.
2. DIAGNÓSTICO
Esta empresa varejista de alimentos havia contratado uma consultoria que avaliou a empresa no todo, e com isso efetuou um relatório, no qual descrevia os problemas e as possíveis soluções para um ajuste em todos os departamentos presentes na mesma. Essa consultoria também constatou que os lucros estavam caindo a quatro trimestres consecutivos, as vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle, isso porque a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. “A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que deem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”
Portanto o Hipermercado iniciou um processo seletivo no qual contratou um Superintendente Administrativo com o foco em uniformizar, simplificar e aumentar a eficiência das atividades funcionais, revisando trabalhos relativos às áreas Administrativas e Comerciais.
3. TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Fayol valorizou a necessidade do ensino da administração desde as escolas primárias ao ensino superior; defendendo a aplicabilidade desses conhecimentos não somente em empresas, mas na vida. Enfatizando a importância da administração perante as demais funções das organizações, ressaltando, todavia, que uma não existe sem a outra, havendo a interdependência entre as funções, a saber:
1º Funções Técnicas: relacionam-se com a produção, fabricação e transformação.
2º Funções Comerciais: estão ligadas as compras, vendas e permutas;
3º Funções Financeiras: estão conectadas a captação e gerência de recursos.
4º Função de Segurança: refere-se à proteção de bens e de pessoas.
5ºFunções Contábeis: direciona-se a elaboração de inventário, balanços, preços de custos, etc.
6º Funções Administrativas: previsão, organização, comando, coordenação e controle”.
Outra teoria, segundo Maximiano, “desse modo, pode-se inferir que, analogamente, dirigir atua como um condutor ou maestro que rege uma orquestra e cujo papel é indispensável para que se obtenha a harmonia das diversas sonoridades, dos diferentes instrumentos musicais”. Em uma empresa, essa harmonia musical seria a sinergia entre os departamentos em prol do alcance dos objetivos organizacionais. Este paradigma da supervalorização de dirigir, proveniente do pensamento hierárquico vertical no qual há um enorme descompasso entre os administradores (chefes) e os executores (subordinados), contrapõe a administração contemporânea que tem como alicerce conceitos inovadores como a alta gestão e a administração participativa.
3.1 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO:
[pic 2]
3.2 HABILIDADES NECESSÁRIAS DO ADMINISTRADOR:
Para resolucionar este caso do Hipermercado Hoterdan, reforçamos as técnicas mínimas necessárias pelos diretores, gerente e administradores. Sem o domínio dessas características seria impossível a resolução do projeto.
Habilidades Técnicas - Essas habilidades são ligadas a execução do trabalho, e ao domínio da execução especiífica para executar seu trabalho operacional.
Habilidades Humans – São habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como lideres.
...