Desafio Profissional L&Construção
Por: Julianagrazia • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 141 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
“A empresa L&Construção deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado”
CAMPINAS/SP
Outubro de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. DESENVOLVIMENTO
1.1. Impactos Ambientais
1.2. Sustentabilidade Econômica
1.3. Sustentabilidade Ambiental
1.4. Sustentabilidade Social
2
3
4
5
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
O tema Desenvolvimento Sustentável assumiu há alguns anos um papel de grande importância no mercado brasileiro. O setor de construção civil está cada vez mais consciente sobre a relevância do seu papel no contexto da adaptação dos efeitos das mudanças climáticas e da necessidade de melhoria das condições de vida no planeta.
Neste sentido, apresentamos a diante o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, para uma verdadeira mudança de paradigma na atividade em toda a cadeia produtiva, pois as idéias e propostas aqui reunidas estão fundamentadas em experiências concretas que mostram que é possível viabilizar na L&Construção conceitos mais avançados já em práticas em todo o mundo.
Acreditamos que a L&Construção poderá contribuir decisivamente para o crescimento sustentável, aliando desenvolvimento econômico, inclusão social, preservação dos recursos naturais, valorização da marca da empresa além do aumento de lucros e maior competitividade no mercado nacional.
1
1. DESENVOLVIMENTO
1.1. Impactos Ambientais
Toda intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente, ao meio social e econômico, podendo variar de uma pequena a grande importância de impacto, como aterros, terraplenagens, barragens, causando impactos que influenciam o ecossistema, impermeabilização do solo, além durante sua fase de construção acaba gerando ruídos, resíduos, entre outros.
Segundo Cardoso (2006) os impactos ambientais mais encontrados devido aos canteiros de obras são:
2
1.2. Sustentabilidade Econômica
Com o objetivo de diminuir custos, a L&Construção busca atingir vantagens da sustentabilidade econômica pensando sempre no futuro, começando a agir no presente, seguindo as práticas administrativas, financeiras e econômicas, fazendo com que haja um importante desenvolvimento.
Adotando a ação da sustentabilidade na construção civil, sendo uma boa forma de garantir um planeta com boas condições, tanto nos recursos naturais como na reciclagem de materiais, planejando e pesquisando as possibilidades, assimilando novas tecnologias, fazendo o possível para o reaproveitamento e manuseio consciente dos materiais usados, buscando assim, uma melhor proposta econômica, gerando ainda, como conseqüência, por exemplo, aumento de renda e diminuição da quantidade de lixo existente em uma construção a partir do melhor aproveitamento das matérias-primas e eliminando as perdas
Fazer com que o aproveitamento de todos os recursos seja planejado para que não haja desperdício de capital, seguem abaixo possibilidades:
3
1.3. Sustentabilidade Ambiental
Promover uma eficiente gestão ambiental na administração dos recursos materiais, a fim de, evitar desperdícios e o controle dos resíduos sólidos será o objeto de trabalho da L&Construção.
Com o gerenciamento adequado dos matériais terá como propósito evitar desperdícios, e reduzir o volume de resíduos sólidos e consequentemente resultando na diminuição dos impactos ao meio ambiente, proporcionará a empresa a conciliação da eficiência na produção e uma visão de responsabilidade ambiental, tornando-se mais competitiva aumentando sua capacidade financeira, por não se preocupar com medidas corretivas e sim com medidas preventivas que proporcionará um custo menor.
4
1.4. Sustentabilidade Social
Responsabilidade Social é a interação das empresas junto à população, suas preocupações com o meio ambiente se tornam ainda mais relevante quando se trata sustentabilidade.
A empresa L&Construção, deverá se voltar a projetos sociais para uma população mais consciente, se preocupando com seus impactos se houver descuido de sua parte para com o meio ambiente, procurando sempre minimizar a desigualdade social e a melhora na qualidade de vida.
5
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando assumimos um conceito sustentável não significa ignorar o crescimento econômico, basta ajustá-lo aos seus conceitos para que não venha ter uma perda no seu capital. No que adianta uma empresa mudar seus recursos naturais se seu gerenciamento não
...