Desafio profissional
Por: drbrown • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Desafio Profissional
BAGÉ – RS
2015
[pic 2]
ADMINISTRAÇÃO
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO D CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
Desafio Profissional
Avaliador: Prof. Mª Grasiele Lourenço
Tutor: Prof. Junior Pinto Vigil
BAGÉ – RS
2015
Sumário
Conteúdo
Sumário
Introdução
Passo 1 – Mapeamento – Perfil e Informações Relevantes dos Oponentes da Negociação _
Passo 2 – Habilidades dos negociadores
Passo 3 – Principais pontos a serem negociados
Passo 4 – Consequências da negociação 7
Passo 5 – Prévia da negociação 8
Passo 6 – Proposta de negociação 9
Conclusão 10
Referencias bibliográficas 11
Introdução
Apresentação de uma proposta de negociação sistêmica, a fim de minimizar situações de dificuldade e conflito encontrado numa seguinte situação, moradores de um bairro encontram-se insatisfeitos com a construção de um empreendimento no local. A base de toda negociação está em um planejamento o qual será apresentado para fins de mudanças e melhorias para ambos, para que as partes envolvidas possam ser beneficiadas. Segue planejamento.
Mapeamento do Perfil dos Oponentes da negociação
Gravadora:
O empreendedor da gravadora é um negociador interessado, otimista, planejador, estrategista de negócios e decidido, possuidor de um espírito obstinado de estilo amigável e catalisador, obstruído de poderes circunstanciais.
Líder do bairro:
É um administrador autoritário e burocrático, possuidor de um espírito controlador e julgador de estilo restritivo e também tem como característica o poder da capacidade persuasiva demonstrando ser metódico, confrontador e analítico.
Informações Relevantes das Duas Partes:
Negociador da Gravadora - O empreendedor busca instalar a gravadora no bairro e visa melhorar a infraestrutura do bairro, beneficiando as duas partes negociadoras.
Associação dos Moradores - O líder do bairro tem a ideia de que o bairro não necessita de uma gravadora, argumentando que atrairá barulho, que não tem segurança adequada e infraestrutura para o trânsito, tendo a população como um público conservador.
Habilidades dos Negociadores
Seguindo o modelo de Jung podemos mapear as habilidades essenciais dos negociadores apontando assim os Estilos, Características e Táticas apresentadas por cada um. A tabela abaixo expressa tais características:
Estilos | Características | |
Moradores | Restritivo | Os negociadores só chegam a um acordo se forem forçados; obtenção de ganhos sem se preocupar com o oponente. |
Gravadora | Confrontador | Os negociadores procuram a equidade: contestam as questões e trabalham mutuamente para chegar a um acordo. |
Táticas | ||
Moradores | Avaliando a forma em que os moradores se manifestaram observa-se que a princípio não haveria diálogo sendo encaminhando aos órgãos competentes um ofício solicitando o embargo da obra. A atitude mostra o não interesse em discutir alternativas que beneficiassem ambos os lados, impondo a situação que fosse favorável somente aos moradores da não instalação da gravadora no bairro, mas que os impede de ganhos futuros em crescimento e melhorias. | |
Gravadora | A gravadora não apresenta somente o interesse particular de ganho por ser uma região privilegiada e com vários outros benefícios, mas pretende investir em melhorias na região visando o progresso contínuo ao local escolhido. As necessidades e possíveis benefícios à região foram estudados, por ser um bairro novo com apenas cinco anos e que necessita de melhorias como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos por ficar a margem de uma grande rodovia estadual. |
Principais Pontos a Serem Negociados
A Situação é de que uma conceituada gravadora pretende se instalar no bairro classe média, no interior de São Paulo.
O problema é que moradores do bairro não estão satisfeitos com a instalação da obra, alegando que a gravadora irá perturbar a tranquilidade do bairro, e afetará o transito e a segurança. Insatisfeitos com a construção da gravadora, a Associação dos moradores entraram com pedido de manifesto junto à prefeitura pedindo para que não haja a instalação da gravadora. A Prefeitura após analisar ambas as partes, e verificar que a obra da gravadora já tinha sido aprovada, entrou em contato com a gravadora solicitou uma reunião para que a empresa apresenta-se uma negociação para chegar a um acordo. Com base nas reclamações, a gravadora enviou seu porta voz o Sr: Jorge Andrade, para apresentar a proposta da empresa e tentar negociar e sair da reunião com resultados positivos. O objetivo da empresa é fazer o melhor possível, para a construção, porque o lugar é excelente e o custo também é bastante favorável. Os argumentos utilizados, pelo Sr: Jorge é de que a gravadora tem uma tecnologia de ponta, e que todos os estúdios são revestidos com material especiais que mantém o som no ambiente interno. A gravadora também abriu as portas da sua matriz para que moradores conheçam como funciona o ambiente na gravadora. Em relação às outras questões de transito a empresa se propôs a falar com secretaria sobre uma possível obra o retorno junto à rodovia a para facilitar entrada e saída dos veículos. Na segurança eles prometem ajudar no que for preciso e que atenda as necessidades do bairro. O Sr. Jorge junto com a gravadora esta se disponibilizando ao máximo, pra que os moradores fiquem satisfeitos. Já que o bairro é novo e precisa de reparos, a construção da gravadora pode vir a melhorar as condições de vida e de moradia dos habitantes.
...