EAD COMERCIO EXTERIOR
Por: guelrany • 19/4/2020 • Relatório de pesquisa • 362 Palavras (2 Páginas) • 153 Visualizações
A comunicação em massa, sendo a TV o meio de maior propagação aborda temas raciais de forma velada, baseada no mito da democracia racial como aborda Gilberto Freyre no livro Casa Grande e Senzala. Aborda-se diariamente na mídia debates em volta de questões raciais, em contraponto os negros continuam a fazer papéis de empregados, motoristas, assaltantes, reafirmando estereótipos postos na sociedade. Quantas novelas têm como atores coadjuvantes pessoas negras?, enquanto se diz que o Brasil representa bem a democracia racial, o racismo velado permanece na mídia dia após dia. Não se pode negar o número de negros atuando em novelas aumentou, contudo seus papéis não fogem do que representavam há anos atrás. “Em relação aos papéis, a maior parte dos estudos tem revelado que os papéis atribuídos ao grupo de pretos e pardos são secundários ou de figurante. ” (ACEVEDO, et al 2010). Temos como exemplo a apresentadora de televisão Maju Coutinho que foi a primeira mulher negra a assumir a banca do jornal nacional, tal acontecimento é importante pois através dela o povo negro sente- se representado, em contrapartida houve uma grande repercussão, pois, a mesma foi vítima de injúria racial. A grande mídia não só é racista, como reafirma o racismo no Brasil através de estigmas sobre o povo negro. Deve- se fazer uma reflexão crítica sobre a atuação do negro na mídia, precisa-se ver para além do abstrato e entender que a democracia racial no Brasil não passa de um grande mito.
ACEVEDO, Claudia Rosa; NOHARA, Jouliana; RAMUSKI, Carmen Lídia. Relações raciais na mídia: um estudo no contexto brasileiro. Rev. psicol. polít. vol.10 no.19 São Paulo jan. 2010. Disponível em: . Acessado em 25 de março de 2020.
NENES, Paulo Rogério. A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA TELEVISÃO. 2007. Entrevista elaborada por OBSERVATÒRIO de direito a comunicação. Disponível em: . Acesso em: 27 de março de 2020.
TELE PADI. Maju enfrenta racismo na sua estreia em bancada do jornal nacional. 17 Fev. 2019. Disponível em: https://telepadi.folha.uol.com.br/maju-enfrenta-racismo-em-sua-estreia-na-bancada-jornal-nacional/ . Acessado em: 26 de março de 2020.
FREYRE, Gilberto. Casa- Grande e Sezala. 48ª Edição. São Paulo: Global editora, 2003.
A representação do negro na televisão. Disponível em: http://www.intervozes.org.br/direitoacomunicacao/?p=18487. Acessado em 24 de Março de 2020.
...