Enade Pesquisa Operacional
Por: Adriana Nery • 29/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 684 Visualizações
- Página inicial
- Meus Cursos
- ENIAC_20202E_674
- Momento Enade
- Exercícios - Momento ENADE *
Iniciado em | terça, 17 nov 2020, 23:00 |
Estado | Finalizada |
Concluída em | terça, 17 nov 2020, 23:06 |
Tempo empregado | 6 minutos 40 segundos |
Avaliar | 10,00 de um máximo de 10,00(100%) |
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
[pic 1]Marcar questão
Texto da questão
Em um problema de roteirização e programação de veículos, algumas premissas básicas orientaram as etapas de agrupamentos dos clientes e a serem atendidos na mesma rota e a sequência de atendimento. No abastecimento da linha de produção de veículos, um operador logístico coleta peças de 12 fornecedores e as transporta até um centro de distribuição, para consolidação das cargas. Considerando que o volume coletado de cada cliente é idêntico, foram propostas quatro rotas, mostradas na figura a seguir, as quais atendem a restrições tanto de capacidade de carga dos veículos quanto de tempo.
[pic 2]
Com base nessas informações e na figura, verifica-se que
Escolha uma:
[pic 3]a. o problema pode ser definido como milk run ou milk pick-up, pois há diversos clientes que devem ser atendidos em um tempo predeterminado.
[pic 4]b. o agrupamento de clientes nas rotas 1 e 2 deve ser modificado, pois as rotas não têm o formato ”gota d'água”.
[pic 5]c. as rotas propostas atendem aos requisitos do método das economias, também chamado Clarke e Wright.
[pic 6]d. o agrupamento proposto é adequado, visto que todas as rotas atendem ao mesmo número de clientes e o mesmo volume de carga.
[pic 7]e. o agrupamento dos clientes das rotas 3 e 4 pode ser melhorado ao se alocar, em uma mesma rota, os clientes mais distantes da central de distribuição.
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
[pic 8]Marcar questão
Texto da questão
Leia os textos a seguir.
Texto I
O sistema de atendimento de clientes no serviço de caixa de um supermercado é ilustrado no Texto II. Nesse supermercado, o número de queixas de clientes em relação ao tempo de espera nas filas dos caixas tem crescido consideravelmente. Sabe-se que um consumidor insatisfeito com o tempo de espera pode não voltar a comprar no supermercado, portanto, o gerente do supermercado decidiu avaliar a situação com base na Teoria das Filas. Atualmente, há três caixas em operação, dos quais um funciona exclusivamente como caixa preferencial. O tempo médio de atendimento é de 17 minutos nos caixas comuns e 8 minutos nos caixas preferenciais. Por limitações espaciais ligadas ao layout do supermercado, cada caixa tem sua própria fila. A leitura do preço dos produtos é realizada por código de barras, exceto para os produtos frescos (pães, legumes, frutas, carnes, dentre outros), cuja pesagem e atribuição do preço é realizada pelo operador de caixa.
Texto II
[pic 9]
Considerando-se que o objetivo do gerente é aumentar a satisfação de todos os tipos de consumidores com relação ao tempo de espera, pode-se afirmar que esse objetivo é atingido
Escolha uma:
[pic 10]a. criando uma fila única para os caixas não-preferenciais.
[pic 11]b. convertendo um caixa não preferencial para um exclusivo para compras de até 10 itens.
[pic 12]c. realizando treinamentos com o atendente que atua no caixa preferencial.
[pic 13]d. disponibilizando um funcionário nos caixas preferenciais para ajudar os consumidores a embalar suas compras.
[pic 14]e. disponibilizando a pesagem de produtos frescos no interior da loja, separada dos caixas.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
[pic 15]Marcar questão
Texto da questão
Um armazém pertencente a uma empresa de logística que realiza serviços terceirizados de transporte tem vivenciado problemas decorrentes da formação de filas de caminhões aguardando atendimento na portaria da empresa. O processo de recebimento de mercadoria é realizado em duas etapas. Primeiro, o caminhão é direcionado a um dos três guichês de atendimento da portaria e o funcionário responsável confere a mercadoria com relação a documentação fiscal. Caso a documentação fiscal esteja correta e haja uma doca vazia, o caminhão é encaminhado a uma das três docas para que os produtos sejam descarregados. Não há espaço para a formação de filas no pátio interno do armazém, portanto, o caminhão é encaminhado para ser descarregado somente se houver uma doca vazia. Caso não haja uma doca vazia, o caminhão aguarda no guichê da portaria até que uma delas seja liberada. A descarga é feita pelos funcionários do armazém e o tempo de descarga depende majoritariamente do tipo, tamanho e peso da carga. A duração total do processo de recebimento de mercadoria é determinada pelo processo de descarga, que ocupa a maior parte do tempo necessário para realizar o recebimento. O objetivo é reduzir significativamente o tempo de espera na fila de caminhões aguardando atendimento na portaria atuando sobre variáveis internas à empresa.
...