Estagio Planejamento Empresarial
Por: Silvia Cardoso • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.910 Palavras (8 Páginas) • 377 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB
UNISEB INTERATIVO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Silvia Angelica Costa Cardoso
SÃO LUIS
2014
SILVIA ANGÉLICA COSTA CARDOSO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Relatório de Estágio Supervisionado I, apresentado ao Uniseb Interativo, no Curso de Administração como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.
São Luis
2014
DADOS TÉCNICOS
Aluna: Silvia Angélica Costa Cardoso da Silva
Código: 0200093389
Unidade Concedente do Estágio/Empresa: Urgmed - Sistema de Urgência e Emergência Médica Ltda
Razão Social: Urgmed Sistema de Urgência e Emergência Médica Ltda
Endereço: Rua do Egito, 173 – Centro, São Luís – MA.
Setor de desenvolvimento do estágio: Geral
Período: 01/09/2014 a 30/09/2014.
Total de Horas: 130 horas
Supervisora de Campo: Maria de Jesus Maciel - Diretora
Orientador: Wendel
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................. A ORGANIZAÇÃO....................................................................... CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................... REFERÊNCIAS........................................................................... ANEXOS...................................................................................... | 4 5 10 12 13 |
INTRODUÇÃO
O relatório é elaborado no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado I, com o objetivo de afixar conhecimento teórico adquirido durante o curso de Administração.
O Estágio desenvolveu-se na empresa Urgmed, durante o período de 01 de setembro a 30 de setembro de 2014, de segunda a sábado, das 08h às 13h, totalizando uma carga horária de 130 horas.
O tema escolhido neste primeiro estágio foi Planejamento Empresarial por se tratar da parte inicial da formação de qualquer empresa. E levando-se em consideração que a economia atual encontra-se em mudança constante essa área é uma das mais importantes para a vida da empresa.
A ORGANIZAÇÃO
Em 2001 a URGMED, na pessoa de seus representantes, ingressou em um projeto ambicioso de conceituação e estruturação de empresa de serviços que atingisse o mercado segurador, principalmente o segmento de saúde. Para tal, pesquisou nos países desenvolvidos modelos que pudessem, após adaptação à nossa realidade, agregar valores palpáveis nos âmbitos mercadológico e econômico. Ficou clara a carência do setor nos níveis de saúde que antecedem e complementam o nível hospitalar, ou seja, a emergência e a internação domiciliar. Dois desafios foram impostos: criar os conceitos e construir uma estrutura confiável. Uma vez atingidas estas metas, foi fácil conquistar a confiança dos clientes, que continuam apoiando cada nova iniciativa da empresa.
A empresa segue representada no organograma:
[pic 3][pic 2]
A diretora da empresa é a Sra. Maria de Jesus Maciel. Contudo, na prática, quem é o responsável geral pela empresa é o Sr. Marcelo Maciel. A sra. Izidora Maciel é a Diretora Administrativa e é responsável por autorizações de pagamentos em geral (funcionário e fornecedores), de compra de materiais e produtos e pelo relacionamento com os clientes. A parte mais operacional da administração da Urgmed fica a cargo da auxiliar administrativa, Leidiane Serra, que é supervisionada pela Sra. Izidora. A supervisora de enfermagem é a Enfermeira Vaneide Maciel, que é responsável pelo corpo técnico da empresa, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas socorristas. Sua função é: saber sobre os serviços que serão prestados, orientar os encarregados, organizar os funcionários para a realização dos serviços em campo.
Como se pôde perceber acima a Urgmed é uma empresa do tipo familiar. E, por ser familiar ela apresenta algumas desvantagens típicas já apresentadas em estudos
Entre as fraquezas da administração familiar acreditamos serem as mais importantes:
- Conflitos entre os interesses da família e os da empresa.
- Falta de disciplina com relação à destinação dos lucros e ao desempenho nos vários setores da organização. [...] (DONNELLEY, 2014)
As principais decisões relacionadas à vida da empresa são tomadas por uma única pessoa sendo também sua decisão a final, a do Sr. Marcelo. Assim, não há na empresa uma delegação de poder, dificultando, por muitas vezes, a realização de alguns serviços e atrasando algumas decisões importantes para a vida da mesma.
Por ser uma empresa de médio porte no que se refere à quantidade de funcionários - uma média de 46 funcionários de carteira assinada e uns sete (entre médicos e enfermeira), prestadores de serviços, ou seja, sem carteira assinada – a comunicação interna é bem rápida. Todos os funcionários tem acesso direto à direção, o que muitas vezes, leva ao conhecimento dos diretores assuntos que não são relevantes aos mesmos e que poderiam ser resolvidos com os supervisores diretos de cada setor.
A empresa tem como faturamento médio mensal uma faixa de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e entre seus principais clientes estão o Governo do Maranhão e a Geap. Contudo, ela já teve grandes clientes como a Vale, a Unimed, a Promig, a Construcap, o OGMO, etc.
...