Estrutura Organizacional
Por: tais015 • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.885 Palavras (12 Páginas) • 330 Visualizações
Estrutura Organizacional
INTRODUÇÃO
A estrutura organizacional é de fundamental importância na gestão de uma empresa. Representa a adequação de tarefas, poderes e responsabilidades. Deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidas pela empresa, sendo também uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela entidade.
A partir do estudo realizado na empresa Instituto Butantan, com ênfase na análise de teorias relacionadas com tema, serão descritos no decorrer deste a organização como função administrativa, ou seja, a estrutura organizacional, com o objetivo de demonstrar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Estaremos apresentando ao longo deste, o desenvolvimento da empresa como fatores determinantes. Conforme Stoner e Freeman (1985, p.230): “é a forma pela qual às atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Nosso estudo estará apresentando à organização como um todo. A origem da organização, natureza, ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa, principais equipamentos, produtos, processos, composição da força de trabalho, mercados, ramo de atuação, principais segmentos desses mercados, concorrentes da organização, fornecedores, insumos e parceiros.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- Conceito e importância da estrutura organizacional
Uma vez que um grupo de pessoas fundou uma organização para atingir objetivos coletivos, a estrutura organizacional molda-se para aumentar a eficácia do controle das atividades necessárias para atingir esses objetivos. Estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relações de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam recursos para alcançar objetivos organizacionais. O propósito principal da estrutura organizacional é o controle: controlar a maneira como as pessoas coordenam suas ações para alcançar objetivos organizacionais e os meios usados para motivar pessoas a atingir esses objetivos. Na Microsoft, por exemplo, os problemas que Bill Gates enfrentava eram como coordenar as atividades dos cientistas para fazer o melhor uso dos seus talentos e como recompensá-los quando eles desenvolviam produtos inovadores. A solução de Gates foi organizar os cientistas em pequenas equipes e recompensa-los com ações na Microsoft, com base no desempenho do grupo.
Para qualquer organização, uma estrutura apropriada facilita obter respostas eficazes para problemas de coordenação e motivação, problemas que podem surgir por razões ambientais, tecnológicas ou humanas. À medida que as organizações crescem e se diferenciam, sua estrutura se molda respectivamente. A estrutura pode ser gerenciada por meio do processo de desenho organizacional e mudança.
Outra coisa bem importante é ficar atento a mudanças no ambiente interno e externo da empresa que podem exigir mudanças no desenho organizacional.
Por causa das pressões competitivas globais crescentes e do crescente uso de TI avançada, o desenho organizacional tornou-se uma das maiores prioridades de gestão. Atualmente, como nunca antes, gerentes estão procurando novas e melhores formas de coordenar e motivar seus funcionários a aumentar o valor que suas organizações podem criar. Existem várias razões especificas para desenhar uma cultura e uma estrutura organizacional e modifica-las para aumentar sua eficácia. Estas são tarefas muito importantes. Mudança e desenho organizacional têm implicações significativas na habilidade da companhia de lidar com contingências, alcançar vantagem competitiva, gerenciar diversidade de modo efetivo e aumentar sua eficácia e habilidade para inovar.
Estrutura formal e estrutura informal
Estrutura formal, objeto de grande parte de estudo das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo organograma.
Estrutura informal
Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura-formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve, espontaneamente, quando as pessoas se reúnem.
A abordagem na estrutura informal está nas pessoas e em suas relações, enquanto a estrutura formal dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
Os líderes de grupos informais surgem por várias causas. Algumas dessas causas são: idade, antiguidade, competência técnica, localização no trabalho, liberdade de se mover na área de trabalho e uma agradável e comunicativa personalidade.
Cada executivo deve saber quem é o líder informal de seus subordinados e trabalhar com essa pessoa, a fim de assegurar que essa liderança esteja acompanhando os objetivos da empresa em vez e antagonizá-los.
Os grupos informais surgem e persistem porque eles satisfazem aos desejos de seus membros. Esses desejos são determinados pelos próprios membros do grupo. Um desejo que parece ser sentido por todos os grupos é a necessidade de perpetuar sua cultura, e isto é uma importante função de toda estrutura informal.
Uma segunda função do grupo informal é a comunicação. A fim de atender a seus desejos e conservar seus membros informados do que está havendo que possa afetar a satisfação de suas necessidades e expectativas, o grupo desenvolve sistemas e canais de comunicação.Uma terceira função é o controle social pelo qual o comportamento dos outros é influenciado e regulado. O controle social é interno e externo. O controle interno é dirigido no sentido de fazer os membros do grupo surgirem a atuarem em conformidade com sua cultura, enquanto o controle externo é dirigido para os que estão fora do grupo, tais como o governo, o sindicato ou determinados grupos informais. O executivo deve saber que a pressão do controle externo pode ser bastante forte, tal como quando ocorre uma greve.
Portanto, é importante que os objetivos e interesses dos grupos informais estejam integrados com os da empresa. O ideal é haver perfeita interação da estrutura formal com a informal.
Principais vantagens da estrutura informal:
- Proporcionar maior rapidez no processo decisório;
- Reduz distorções existentes na estrutura formal;
- Complementa a estrutura formal;
- Reduz a carga de comunicação dos chefes; e
- Motiva e integra as pessoas da empresa.
As principais desvantagens da estrutura informal são:
- Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelas chefias;
- Dificuldade de controle; e
- Possibilidade de atrito entre as pessoas.
Fatores que condicionam o aparecimento de grupos informais:
- Os interesses comuns
- A interação provocada pela própria estrutura formal;
- Os defeitos na estrutura formal;
- Os períodos de lazer; e.
- A disputa pelo poder.
Estrutura formal
A estrutura formal é representada pelo organograma da empresa.
Elaboração da estrutura organizacional
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.
...