Estrutura organizacional
Por: Fernanda Arruda • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.637 Palavras (15 Páginas) • 308 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
SANTANA DE PARNAIBA/SP
JUNHO/2015
A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS
Um Estudo dos Conceitos Aplicados nas Organizações.
[pic 1]
SANTANA DE PARNAIBA/SP
Sumário
Introdução
1. Fundamentação Teórica.
2. Estudo de Caso
2.1. Perfil da Organização
2.1.1. Apresentação da empresa
2.1.2. Força de trabalho
2.1.3. Produtos e Clientes
2.1.4. Principais Produtos.
2.1.5. Clientes-alvo.
2.1.6. Principais concorrentes da organização.
2.1.7. Principais insumos
2.2. Estrutura Organizacional
2.2.1. Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa.
2.2.2. Descrição das condições ambientais encontradas na empresa.
2.2.3. Aspectos físicos e ambientais de trabalho
2.2.4. Aspectos centralização/descentralização, delegação, terceirização, hierarquia, poder, comportamento, sistema de comunicação e outros.
2.2.5. Avaliação da empresa/organização quanto à sua estrutura organizacional e como essa estrutura incentiva (ou não) o comprometimento das partes interessadas.
2.2.6. Informar quais os recursos/ferramentas utilizados na medição de desempenho da estrutura organizacional.
2.2.7. Descrever como a administração apoia, implementa e impulsiona a estratégia da organização.
3. Análise e Sugestões de Melhoria
3.1. Analisar os itens de 2.2 tendo como referência os conceitos – fundamentos teóricos - apresentados em 1.
3.2. Sugerir melhorias(s) diretamente relacionadas com o tema do APS – Estruturas Organizacionais.
4. Considerações Finais.
5. Referencias.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar os princípios e conceitos da estrutura organizacional nas empresas, buscando exibir de formar clara como funciona a departamentalização e hierarquização qual a sua importância para as empresas.
Como base para o trabalho foi escolhido o Grupo Flytour para demonstrar como são aplicados os princípios e estudos para uma boa estruturação organizacional.
Após analisar o perfil da empresa será apresentada uma sugestão de melhorias com base em todo o estudo realizado e com o apoio da fundamentação teórica onde será indicada a aplicabilidade da teoria para que o Grupo Flytour possa ter uma estrutura mais solida e harmonizada.
- Fundamentação Teórica.
A estrutura organizacional é a forma quais as atividades de uma empresa são organizadas e distribuídas de acordo com seus aspectos físicos, humano, financeiro, jurídico e geográfico.
Gerando uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem subordina quem, e cada unidade de comando, pela qual cada empregado deve se reportar a um só superior.
Cada empresa possui sua estrutura organizacional, pois não existe um padrão prefeito para seguir, desta forma a estrutura organizacional se adequa de acordo com cada perfil de organização e suas estratégias.
Desta forma podemos dividir a organização em formal e informal, onde a estrutura formal está ligada a departamentalização e a informal a liderança, assim podemos exemplificar com a expressão “qual a diferença entre ser Chefe e um Líder”, o Chefe tem seu cargo e função definidos em organograma, já o líder é escolhido por suas habilidades diferenciadas e maior empatia, assim se torna referência aos demais funcionários a seguir.
Assim podemos ver a diferença e entre as teorias da administração cientifica (Taylor) e a clássica (Fayol), de modo que a cientifica busca a eficiência pela ênfase na tarefa executada pelo operário e clássica a eficiência pela estrutura da organização pôr ambas buscam a eficiência organização.
Tudo em administração é medida, ponderação e bom senso, os princípios são universais e maleáveis, e adaptam-se a qualquer tempo lugar ou circunstância.
- Divisão do trabalho
- Atividade e responsabilidade
- Disciplina
- Unidade de comando
- Unidade de direção
- Subordinação dos interesses individuais aos gerais
- Remuneração do pessoal
- Centralização
- Cadeia de escalar
- Ordem
- Equidade
- Estabilidade do pessoal
- Iniciativa
- Espirito de equipe
[pic 2]
Segundo Fayol toda empresa apresenta seis funções, são elas, técnicas relacionadas à produção de bens e serviços, funções comercias relacionadas à compra e venda funções financeiras relacionadas à procura e a gerencia de capitais, funções de segurança relacionadas à proteção e prevenção de bens e pessoas, funções contábeis relacionados a inventários, registros, balanços e etc., e funções administrativas relacionadas à Inter funções administrativas que coordenam e sincronizam as outras cinco funções descritas.
...