Estudo de Caso: Bancos Sem Fins Lucrativos
Por: miabreuresende • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 4.399 Visualizações
Estudo de Caso: Bancos sem fins lucrativos
- As empresas têm natureza competitiva – elas concorrem entre si disputando a preferência dos mesmo clientes e consumidores. Para serem competitivas, as empresas precisam ter desempenho melhor que outras que disputam os clientes. Uma empresa é competitiva quando tem alguma vantagem sobre seus concorrentes. A empresa citada no texto “ Banco popular” mesmo sendo considerada sem fins lucrativos entram no mercado em busca de novos clientes, parceiros e investidores se igualando então a qualquer empresa do mesmo segmento. Ou seja, toda empresa com ou sem fins lucrativos são competitivas.
- Os conceitos de competitividade se aplicam a empresa citada no texto, e os critérios que podem ser usados na avaliação de desempenho do Banco do Povo são: qualidade do produto, domínio de fontes de matéria prima, domínio de tecnologia, posse de capital, imagem positiva na sociedade, sistema eficaz de distribuição e sistema eficiente de produção. A qualidade do produto oferecido é observada pelo atendimento diferenciado e a facilidade em adquiri o credito solicitado. O domínio de tecnologias e matérias primas são critérios necessários para o funcionamento do banco. A imagem positiva diante da sociedade é notável pois além de facilitar credito para pequenas empresas, auxilia no desenvolvimento econômico das cidades. Temos que todos os critérios de competitividade se aplicam na empresa Banco do Povo.
- Os índices de desempenho financeiros usados por bancos comerciais, como lucro líquido por funcionário e relatório sobre patrimônio líquido se aplicam também ao Banco do Povo. A empresa mesmo não tendo fins lucrativos precisa de acionistas para manter-se no mercado, e o que sustenta os acionistas são lucros provenientes da empresa. As principais fontes de lucros de um banco são os juros, mesmo que mais baixos.
- A eficácia e eficiente do Banco do Povo pode ser observado a partir dos indicativos: satisfação dos clientes, satisfação dos acionistas, impactos na sociedade e aprendizagem organizacional.
Satisfação dos clientes: De acordo com o texto apresentado os clientes são atraídos para o Banco do Povo pelos baixos juros cobrados e a pouca burocracia ao solicitar um empréstimo. Uma empresa satisfaz esse critério quando fideliza sua clientela.
Satisfação dos acionistas: Uma empresa com bons retornos financeiros sempre atrai novos investidores. Novos investidores dão a empresa a oportunidade de crescer economicamente. O controle nos orçamentos e uma boa administração é fundamental para que a empresa satisfaça seus acionistas mantendo assim um padrão de investimentos.
Impactos na sociedade: O papel e o impacto de uma organização na sociedade são temas obrigatórios da administração de uma empresa. No texto temos exemplos onde a empresa Banco do Povo apoia empreendimentos comunitários e respeita as normas ambientais. Com isso temos que a empresa satisfaz esse critério.
Aprendizagem organizacional: A aprendizagem é resultado do processo de tomar decisões para resolver problemas. Quando se enfrentam novos problemas, é preciso buscar, produzir e aplicar novas informações. Essas características se aplicam a empresa citada no texto.
...