Estudo de Caso Grupo Schincariol
Por: LayaneCarvalho • 22/3/2023 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: Carolina Dias Cerqueira dos Santos, RA: 12723116850, Curso: Logística
Nome Completo: Laiane Almeida de Carvalho, RA: 12723110790,Curso: Administração
Nome Completo: Lucas da Silva Santos, RA:12723131977, Curso: Logística
Nome Completo: Thiago Gesteira Amorim, RA: 12723128614, Curso: Gestão Pública
Nome Completo: Thifane Beatriz Ramos Trindade, RA: 1272316987, Curso: Administração
Professora: Luana Araújo
Atividade
1-Analise e discuta as principais decisões relatadas no caso – criar a marca Primus, lançar a Nova Schin e adquiri a Devassa. Você classificaria essas decisões como programadas ou não-programadas? Como você avalia a eficácia dessas decisões?
Decisão não programada: Eles buscavam sempre uma solução sem uma análise profunda do mercado e não procuravam se aperfeiçoar tanto no marketing quanto em outros setores.
Primus: Houve Baixo investimento na publicidade havendo pouca divulgação e pouco alcance já que queriam atingir a classe mais seleta, resultando no desconhecimento da marca e baixa popularidade tornando assim não eficaz.
Nova Schin: Houve uma campanha intensa investindo na publicidade atingindo alguns públicos, e tendo uma eficácia de curto prazo, classificada como parcialmente eficaz.
Devassa: Ampliaram a publicidade e buscaram a abertura de mercado onde ela não alcançava, buscaram eventos de grandes massas buscando atingir todas as classes, e conseguiram emplacar Rio e São Paulo lugares antes nunca alcançados.
2-Compare a decisão de criar a marca Primus, a Nova Schin e a Devassa Bem Loura com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.
Primus: Processo pensado e analisado para acirrar o mercado com novas marcas, mas com erros básicos devido à inexperiência e à limitada visão de mercado, pois não dispunham de estrutura profissional, nos diversos aspectos para as tomadas de decisões empresariais em larga escala,
Nova Schin: Processo avaliado sob a perspectiva do lançamento anterior, com novos olhares, captando ações empresariais de marcas concorrentes e buscando inovações.
Devassa Bem Loura: A compra da devassa por mais que aparentemente uma das decisões mais assertivas, também se enquadra na teoria de Simon. Que diz que é impossível um indivíduo conhecer todas as alternativas ou consequências das escolhas. Sendo assim, não conseguem se manter no mercado, caindo no ranking nacional.
3-Os lançamentos da Nova Schin e a aquisição da Devassa foram decisões racionais ou intuitivas? Que medidas foram tomadas para reduzir a imprevisibilidade das decisões? Em que armadilhas psicológicas poderão os gestores da Schincariol ter caído ao tomar essas decisões?
Racionais. No momento do lançamento da Nova Schin, a empresa já dispunha de profissionais que pudessem dimensionar a curto e médio prazo as tomadas de decisões. Observa-se a utilização de Famosos, patrocínios diretos em eventos de massa na difusão direta da marca entre o público alvo. Infelizmente a continuidade da atuação da marca pode ter sido um dos problemas para o rápido declínio.
Algumas das armadilhas que podem ter influenciado é o excesso de confiança, na esperança de serem 100% eficazes. E na ancoragem, usando a mesma linha de estratégia para as decisões.
...