Evidências de aplicação das teorias da administração: um estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de grande porte .
Por: VivianeRochaFuz • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.581 Palavras (11 Páginas) • 570 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015
Nome do(s) autores(s):
Evidências de aplicação das teorias da administração: um estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de grande porte .
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro bimestre, em disciplinas do 2º semestre, do Curso de Administração da Universidade Paulista.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO | 4 |
1 Revisão Conceitual | 5 |
2 Estudo de Caso | 6 |
3 Coleta de Dados | 11 |
Sugestões de Melhoria | 13 |
Conclusão | 14 |
Referencias | 15 |
Apêndice B – Registro de Atividades Realizadas | 16 |
INTRODUÇÃO
As Atividades Praticas Supervisionadas – APS – é um trabalho em equipe, interdisciplinar, extraclasse e semestral que ocorre por meio da PIPA (Programa de Iniciação ás Praticas Administrativas).
Tem por objetivo ajudar no desenvolvimento das matérias requeridas do semestre no curso de Administração.
Esse trabalho é realizado em organizações atualmente ativas no mercado e com isso apresentado e criando certa experiência para o aluno e mostrando como poderá ser o seu futuro.
Conhecendo o ambiente dia-a-dia da organização, o aluno encontra mais facilidade de aplicar a teoria (apresentada em sala de aula) no cotidiano de uma organização.
Com as visitas á organização e estudando o tema apresentado em sala o aluno desenvolve uma reflexão critica da realidade.
Nesse semestre o APS tem como tema: evidências de aplicação da administração: um estudo sobre as praticas administrativas em uma organização de grande porte .
A organização escolhida esse semestre pelo grupo é o Grupo Walter de Biasi e Outros, seu nicho de mercado é a plantação de cana-de-açúcar, produção de álcool e refinamento de açúcar. Esse complexo industrial é o mais importante polo gerador de empregos da região e investe no planejamento e execução de projetos sociais, educacionais, culturais, ambientais, de saúde e lazer.
1 Revisão Conceitual
Também conhecida como TGA, a Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.
A Teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.
A Reação Humanística surgiu com a "ênfase nas pessoas", por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO). A "ênfase no ambiente" surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a "ênfase na tecnologia".
Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
2 ESTUDO DE CASO
2.1 Perfil da Organização
Razão Social: Walter de Biasi e Outros
Nome Fantasia: W.J. de Biasi
CNPJ: 08.218.972/0001-69
2.1.1 Apresentação da Empresa
A Usina São José da Estiva foi fundada em 1961, projeto idealizado por José Willibaldo de Freitas, que contou com a colaboração de outras pessoas influentes, como o Sr. Gino de Biasi, que cedeu um empréstimo tornando-se sócio majoritário da empresa.
Naquela época, além do maquinário e outros requisitos básicos para o funcionamento de uma usina, era necessário obter uma quota de açúcar para comprar a licença para produzir uma quantia pré-determinada de açúcar e assim poder ser registrado no IAA – Instituto do Açúcar e do Álcool. A obtenção da quota foi conseguida graças a Floriano Tarsitano, também um dos colaboradores do surgimento da usina.
Após a inauguração em 1964, a Usina Estiva passou a produzir álcool e uma média de 348 sacas de açúcar, com cerca de cinquenta funcionários. Assim surgiu o Departamento Agrícola, conhecido como Walter de Biasi e Outros, dado pelo crescimento e expansão do cultivo de cana-de-açúcar. Sendo uma empresa privada e de grande porte, o Walter de Biasi está ligado diretamente a Usina Estiva. Seu ramo de atuação são os produtos sucroalcooleiros e tem como objetivo o preparo do solo, os tratos culturais de espécies como Cana Planta e Cana Soca, além de corte, carregamento e transporte da matéria-prima (cana-de-açúcar) que é fornecida para a Usina Estiva para transformação em açúcar e álcool.
...