Evolução do Pensamento Administrativo
Por: Luccas Mendes • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 631 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Questão 1
A burocracia é uma forma de organização racional, sistemática e precisa, pela qual as regras e as formas de controle estão definidas minuciosamente.
São características da burocracia: Divisão do Trabalho segundo o princípio da especialização, hierarquia, normas e regras escritas, impessoalidade. Significa que as pessoas desempenham apenas um papel na estrutura burocrática, não sendo solicitado, portanto, que a pessoa venha a participar, com todas as suas aptidões, naquela organização.
Diante desse contexto:
• Comente três vantagens da burocracia:
R: Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres. Confiabilidade, o negócio é conduzido através de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. Benefícios para as pessoas na organização, a hierarquia é formalizada, o trabalho é divido entre as pessoas de maneira ordenada e as pessoas são treinadas para se tornarem especialistas.
• comente a seguinte afirmação: "A burocracia é neutra."
R:
• explique o que significa uma disfunção da burocracia
R: Na burocracia existem duas consequências previstas e imprevistas, que receberam o nome de Disfunção Burocracia, ou seja, anomalias e imperfeições no funcionamento da Burocracia.
Questão 2
Compare, dentro da abordagem clássica, a divisão do trabalho sob o olhar da administração científica e a teoria clássica.
R: Na administração científica, o foco principal era a divisão do trabalho, as tarefas e a separação dos cargos, ou seja, se parte de baixo para cima, ou seja, da parte dos operários para toda a organização. Já na teoria clássica a preocupação básica era com a estrutura organizacional, ou seja, disposição de todos os setores da organização entre eles mesmos. A ênfase da administração cientifica é a da teoria era a tarefa, já a da teoria clássica é na estrutura e não nas tarefas.
Questão 3
Compare, dentro da abordagem clássica, a "especialização", sob o olhar da administração científica e a teoria clássica.
R: Na administração cientifica a especialização era fundamental assim como o tempo necessário para executar as função determinada eram estudados de forma meticulosa, visando criar um padrão de comportamento e um empregado especializado naquele setor. Na teoria clássica, a divisão do trabalho constitui a base da organização, conduz a especialização e a diferenciação das tarefas, ou seja, a heterogeneidade.
Questão 4
A abordagem clássica que contempla as teorias de administração científica e a teoria clássica possuem vários pontos em comum e que são características desta abordagem. Cite e comente duas destas características em comum.
R: O principal objetivo de ambas era a busca da eficiência nas organizações, a primeira
...