FICHAMENTO DE ESTUDO DO CASO: JORGE EMANUEL DA SILVA SANTOS
Por: jorge.emanuel • 17/2/2019 • Artigo • 893 Palavras (4 Páginas) • 206 Visualizações
A Apple Inc. em 2012
ESTUDO DE CASO DE HAVARD UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
FICHAMENTO DE ESTUDO DO CASO: JORGE EMANUEL DA SILVA SANTOS
Professor?
Rio de Janeiro / RJ – AGOSTO 2018.
Estudo de Caso :
GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL
A Apple Inc. em 2012.
REFERÊNCIA: Yoffie, David B.; Rossano, Penolope; Harvard Business School, 714 – P01, Agosto 2012.
Apple e Sua Trajetória
No final da década de 1970, mais precisamente em Abril de 1976, nascia a “Apple Computer”, fundada por dois jovens de vinte e poucos anos, Steve Jobs e Steve Wozniak. Eles abandonaram e faculdade e trabalhavam na garagem da casa da família de Steve Jobs na Califórnia, nos EUA.
Em 1978, eles lançaram o Apple II, pois Jobs tinha como visão, levar ao mercado um computador para ser utilizado de uma maneira fácil, tal lançamento resultou em uma revolução nas indústrias de PCs, o que fez com que o setor faturasse em torno de $1 bilhão nas vendas anuais em menos de 3 anos. Nesse sentido, a Apple se tornou a líder na indústria com a sua criação do Apple II.
Ocorre em no ano de 1981, esse quadro mudou quando sua concorrente IBM, também entrou no mercado de PCs e esta, diferente da Apple, utilizava um sistema “aberto”, o que facilitava outros produtores a clonarem, ganhando maior participação no mercado pela maior facilidade ao acesso do hardwere .
A Apple contra atacou a IBM lançando o Macintosh em 1984, o que representou uma grande revolução por sua facilidade de uso e por seu Designer inovador, contudo, o resultado das vendas não foi o esperado, pois ele tinha uma baixa velocidade em seu processador e poucos softwares compatíveis.
Assim, a receita da empresa caiu em 62% entre o período de 1981 e 1984, gerando então uma crise, onde um de seus criadores que era tido como “a alma da empresa”, foi forçado a sair em 1985, devido a um golpe feito pelo Conselho, ficando John Sculley, um executivo que o próprio Jobs havia contratado, como o responsável pela direção da empresa.
Sculley conseguiu fazer a recuperação da Apple no que se referia a participação no mercado global. Em 1990 a Apple já possuía U$$ 1 Bilhão em caixa e era a empresa de PCs mais rentável do mundo. Ainda no mesmo ano, ele tentou fazer com que a Appe fabricasse computadores de baixo custo para competir com a IBM, que possuíam os preços mais baixos. Porém em 1993, as margens de lucros da Apple caíram e Sculley foi substituído por Michael Spindler, o presidente da empresa.
Uma das primeiras medidas de Spindler na direção da empresa, foi a demissão de 16% de funcionários para cortar os custos. Incentivou também a expansão internacional da empresa. Contudo, em 1996 após uma perda de U$ 69 milhões, a empresa indicou para direção um membro do Conselho de Administração da Apple, o CEO Gilbert Amelio, no mesmo ano, Jobs retornou a Apple dando consultoria em período parcial. Na gestão de Amelio, teve mais demissões e reestruturações , fazendo com que a empresa perdesse U$ 1,6 bilhão e sua participação no mercado foi reduzida a 3%. Foi neste momento em que os executivos da Apple pensaram estar a um passo da falência, com menos de 90 dias para tentar reverter esse quadro que se anunciava tão próximo.
...