FINANÇAS EMPRESARIAIS
Por: vivisir • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.163 Palavras (9 Páginas) • 232 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Sobre a empresa...................................................................................................4
3 Banco de dados 4
3.1 Determinação de preços dos produtos 4
3.2 Comunicação ............................................................................................. 4
3.3 Monitoramento dos concorrentes................................................................................. 3
3.4 Satisfação do cliente 6
3.5 Realização de pesquisa de mercado 0
4 Análise dos dados coletados...............................................................................7
5 idetificação dos problemas...................................................................................8
6 Plano de ação.........................................................................................................8
6.1 Ação corretiva........................................................................................................8
6.2 Ação de melhoria...................................................................................................9
7 CONCLUSÃO 29
8 REFERÊNCIAS 31
1 INTRODUÇÃO
Como consumidores é primordial adquirir produtos no nosso dia a dia, pois o uso diário leva a fidelização das marcas, a não ser que surjam fatores determinantes de substituição, caso nos deparou com uma oferta ou até mesmo um atendimento diferenciado de uma marca que não estamos acostumados a usar.
Deve-se levar em consideração atacado e varejo, mas a percepção de valores é uma só. O nível de satisfação é medido pela sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação ou desempenho de um determinado produto em relação às suas expectativas criadas. Podemos dizer que o resultado das vendas está intimamente ligada à formação da percepção do valor impingida ou não no ato da venda.
2 SOBRE A EMPRESA
A empresa Pepita presentes atua no mercado há oito anos e está situada no centro de ilhéus. É uma pequena empresa de comércio varejista, seu segmento principal é varejo de joias e semi joias e o que está relacionado, como bolsas e acessórios.
Trata-se de uma empresa que busca aprimoramento constante e satisfação de seus clientes, garantindo qualidade e beleza em seus produtos. O publico alvo relacionado com o segmento é o publico feminino, mas atende constantemente o perfil masculino e jovem.
A dedicação da empresa aumentou com a chegada de novos concorrentes na região o que obrigou a empresa a fazer novos investimento, pois a procura de alguns produtos que não era comercializado na empresa passou a crescer muito e por muitas vezes foi alvo de comparações em relação as lojas do mesmo segmento.
3 BANCOS DE DADOS
A empresa ainda não possui um banco de dados para construir diariamente as informações dos clientes e do mercado que se atua. Ela apenas contém os dados básicos dos consumidores, como endereço residencial, telefone, e-mail, data de nascimento. Esse banco de dados deveria ter informações sobre a relação entre cliente e empresa como, por exemplo, o tipo de produto ou serviço que foi adquirido, quando o consumidor comprou, o tipo de produto que ele espera comprar e muitos outros dados que vão propiciar o acompanhamento do cliente e a geração de novos negócios. O Banco de Dados é considerado hoje um elemento estratégico para o crescimento das empresas.
3.1 DETERMINANDO OS PREÇOS DOS PRODUTOS
De maneira geral, existem três maneiras para determinar o preço de um produto ou serviço, pelo custo, pela concorrência e pelo valor entregue ao consumidor.
A empresa escolhe precificar seu produto com base nas metas predeterminadas de lucratividade e nos custos de produção e comercialização, está se restringindo a fatores internos para determinar o preço. Essa abordagem garante ao menos que a empresa não terá prejuízo, porém pode resultar em um preço que seja alto para os padrões de mercado, quando a empresa tem um processo produtivo de baixa eficiência, ou que o preço seja baixo demais e faça o produto ter uma lucratividade pequena. Esta não tem preços competitivos referentes ao mercado da região.
COMUNICAÇÃO 3.2
A comunicação é talvez o tipo de atividade desenvolvido pelos atores organizacionais que está mais diretamente relacionada com o “desempenho gregional”. Sem a sua utilização, as empresas dificilmente conseguiriam delinear planos estratégicos para a realização dos objetivos e funcionar numa perspectiva holística. Pode-se dizer que a comunicação assume uma importância fundamental nas dinâmicas internas e externas de uma empresa, contribuindo para uma mais fácil interação e desempenho dos indivíduos.
Nesta perspectiva, a comunicação assenta em duas funções essenciais para a sua atividade da empresa, que são as promoções e a comunicação interna e externa referente.
3.3 MONITORAMENTO DOS CONCORRENTES
O monitoramento de concorrentes é o acompanhamento sistemático de todos os players que impactam de forma direta ou indireta dentro do seu segmento de atuação. Por meio dele é possível determinar fatores importantes para o posicionamento da sua empresa no mercado. Com o monitoramento, pode-se conhecer o comportamento do setor, identificar as melhores estratégias, encontrar novas oportunidades, detectar riscos, descobrir tendências e trabalhar alternativas que agreguem valor.
...