Fichamento Estácio - Toyota Motor
Por: Tiago Nascimento • 12/5/2018 • Resenha • 721 Palavras (3 Páginas) • 774 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Tiago Alexandre do Nascimento Cajazeiras
Trabalho da disciplina Logística Empresarial
Prof.: Audemir Leuzinger
Fortaleza
2017
Logística Empresarial
Toyota Motor Manufacturing, U.S.A., Inc.
_________________________________________________________________________________________
Referência: MISHINA, Kazuhiro. Toyota Motor Manufacturing U.S.A., Inc., Caso nº 611-P07 (Boston, Harvard Business School,1995)
_________________________________________________________________________________________
Este estudo de caso está apoiado em um sistema de produção desenvolvido pela Toyota Motor, em que o objetivo central era a produção de carros com a melhor qualidade, sem defeitos pelo menor custo. Isto seria obtido por meio da eliminação do desperdício.
O Sistema de Produção Toyota (TPS), buscava reduzir custos operacionais com a eliminação completa dos desperdícios em todo o processo de produção, para deste modo produzir carros atendendo as diversas preferências com preços acessíveis e dentro do prazo.
O desperdício por produção em excesso era prejudicial ser tão prejudicial quanto a falta de um componente, pois gerava custos de armazenagem e de manutenção de estocagem. O TPS utiliza dois princípios básicos onde o primeiro era o JIT (Just In Time) que tinha por lema produzir somente o necessário, somente o quanto necessário e somente quando necessário. O objetivo do JIT é identificar, localizar e eliminar as perdas, garantindo um fluxo contínuo de produção. O segundo princípio é o jidoka, que consistia em tornar quaisquer problemas na produção visíveis, fazendo uma pausa na produção sempre que se encontrasse um problema. A ideia central é impedir a geração e propagação de defeitos e eliminar qualquer anormalidade no processamento e fluxo de produção.
O controle da produção
Para atender a uma produção com tanta variedade de modelos, era necessário pôr em prática mais uma ferramento do JIT.
Heijunka é a criação de uma programação nivelada através do seqüenciamento de pedidos em um padrão repetitivo e do nivelamento das variações diárias de todos os pedidos para corresponder à demanda no longo prazo. Dito de outra maneira, heijunka é o nivelamento das quantidades e tipos de produtos.
A programação da produção através do heijunka permite a combinação de itens diferentes de forma a garantir um fluxo contínuo de produção, nivelando também a demanda dos recursos de produção. O heijunka, da forma como é utilizado na Toyota, permite a produção em pequenos lotes e a minimização dos inventários.
Sistema kanban
A produção puxada na Toyota é viabilizada pelo do kanban, um sistema de sinalização entre cliente e fornecedor que informa ao processo-fornecedor exatamente o que, quanto e quando produzir. O sistema kanban tem como objetivo controlar e balancear a produção, eliminar perdas, permitir a reposição de estoques baseado na demanda e constituir-se num método simples de controlar visualmente os processos.
Melhoria contínua (kaizen)
Um componente da base sobre a qual estão assentados os pilares do TPS é o kaizen. Trata-se da melhoria incremental e contínua de uma atividade, focada na eliminação de perdas, de forma a agregar mais valor ao produto ou serviço com um mínimo de investimento.
...