Fichamento Fundamentos do Gerenciamento de Projetos - Projeto Oxigênio do Google
Por: Jéssica Nascimento • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 833 Palavras (4 Páginas) • 617 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Jéssica Maria Nascimento Ávila
Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso
São Luís, MA
2015
Estudo de Caso:
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos
Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?
REFERÊNCIA:
GARVIN, David A., WAGONFELD, Alison Berkley, KIND, Liz. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes? Harvard Business School. 313-110.
O estudo de caso relata a importância do gerente da Google e o impacto da sua gestão nos funcionários. Fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de doutorado da universidade de Stanford. O Google possuía uma cultura dominada por engenheiros, os quais acreditavam que a gestão por cargos hierárquicos poderia ser mais destrutiva do que benéfica. Com o intuito de romper essas barreiras, os fundadores tentaram implantar uma gestão plana, porém com o crescimento da empresa, passaram a se questionar sobre a importância dos gerentes. Essa questão formou um projeto de pesquisa no final de 2009, intitulado de Projeto Oxigênio, executado por pessoas do grupo de análise de pessoal, com o objetivo de identificar os atributos dos melhores gerentes e colocar em prática um programa para o desenvolvimento de melhores líderes dentro da empresa.
A pesquisa se iniciou nos arquivos da própria empresa, com a revisão dos dados já coletados dos funcionários que já tinham deixado o Google, verificando se problemas de gerenciamento eram citados como um dos motivos para a saída da empresa. Apesar de descobrirem uma relação entre a satisfação com o gerente e a taxa de rotatividade, não foi suficiente para provar o questionamento. Por isso passaram a analisar as avaliações de desempenho, pesquisas de opinião, justificativas de prêmios pessoais e pesquisas sobre liderança.
O resultado da pesquisa evidenciou que diferenças entre gerentes de “nota alta” e “nota baixa” tinham impacto significante na satisfação do trabalho, retenção e desempenho, mostrando uma estreita ligação entre a qualidade do gerente e a felicidade dos trabalhadores. Mais além, os dados indicavam que os melhores gerentes tinham equipes com desempenho superior, concluindo assim que os gerentes realmente importam, porém a descoberta só seria praticável se respondessem o próximo questionamento: “o que os nossos melhores gerentes fazem?”.
Com a intensificação da pesquisa, foram identificados 8 comportamentos utilizados pelos gerentes de maior pontuação, que foi divulgado em um documento chamado “Os Oito Hábitos dos Gerentes Altamente Eficazes da Google”, identificados como: ser um bom instrutor; delegar poderes a equipe; expressar interesse pelo sucesso e bem-estar dos membros da equipe; contribuir com desenvolvimento da carreira dos membros da equipe; ser um bom comunicador; ser focado em resultado; ter visão estratégica e ter habilidades técnicas para gerenciar a equipe.
...