Finanças corporativas -ucs
Por: milenaneri1 • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
Página 1 de 3
Acadêmicas : Bruna Sousa, Franciele Telles e Milena Neri
Conceitue :
- Ativos e passivos Cíclicos? O ativo Cíclico é formado por duplicatas a receber, provisão para devedores duvidosos, adiantamento a fornecedores, estoques, adiantamento a empregados, impostos indiretos a compensar, despesas operacionais antecipadas etc.; Já o passivo Cíclico é formado por fornecedores, impostos indiretos, adiantamento de clientes, provisões trabalhistas, salários e encargos sociais, participações de empregados, despesas operacionais e etc.
- Ativo e passivo Financeiro? O Ativo financeiro é formado por disponibilidades, fundo fixo de caixa, aplicações financeiras, depósitos judiciais, restituições de IR, créditos de empresas coligadas, etc.; Já o passivo financeiro é formado por empréstimos e financiamentos bancários de curto prazo, duplicatas descontadas, imposto de renda e contribuição sindical, dividendos, dividas com coligadas e controladas e etc.
- Ativos e passivos Permanentes? O Ativo permanente é formado pelo imobilizado, investimentos, diferido e realizável a longo prazo.; Já o Passivo permanente
é formado pelas contas do exigível a longo prazo e do patrimônio liquido.
- Capital Circul. Líquido (CCL) e Necessid. De Investimento em Giro (NIG) ? O capital Circulante Liquido indica qual o volume de recursos de longo prazo alocados para financiar o giro, é medido pela diferença entre o ativo e o passivo circulantes. A Necessidade de Investimento em Giro quando a NIG for menor que o CCL, a empresa possui recursos suficientes para financiar o giro dos itens operacionais. Geralmente, é composto por valores advindos de contas do ativo financeiro como disponibilidade e aplicações financeiras. Quando a NIG for maior que o CCL, a empresa encontra-se em dificuldades financeiras para financiar ativos cíclicos de longo prazo com recursos não cíclicos de curto prazo. A partir do momento em que o CCL passa a superar a NIG, esta margem apresentará um saldo de disponível.
- Saldo Disponível (SD)? É um indicador de segurança financeira, revelando que a empresa tem o poder de financiar o crescimento da as atividade operacional.
Responda:
- O que é o Efeito Tesoura? O conceito foi criado na década de 70 pelo professor e pesquisador francês Michel Fleuriet, como parte de seu Modelo Dinâmico, que serve tanto para avaliar o desempenho de uma empresa quanto para a administração a curto e longo prazo, é um indicador que demonstra o descontrole no crescimento das fontes onerosas de recursos a curto-prazo. O efeito tesoura ocorre quando a empresa expande demais suas vendas, sem que o capital de giro disponível cresça na mesma proporção e pode ser resultante.
- O que ele representa para a organização? O efeito tesoura representa o aumento da NIG em relação ao CCL e vice-versa, que acontece quando uma empresa expande significativamente o nível de operações e vendas sem o devido suporte de recursos para financiar o decorrente aumento da necessidade de capital de giro.
- Responda: Em que circunstâncias ele pode ocorrer?
- Crescimento elevado do nível de atividade empresarial;
- Desvio dos recursos de capital de giro para imobilizações;
- Inflação;
-As relações entre a variação da NIG e as vendas mantêm-se substancialmente mais elevado do que a relação entre autofinanciamento sobre vendas, durante o período de crescimento de vendas considerando que ambas sejam positivas.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com