Fisica 2 atps
Por: gucinei • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.103 Palavras (17 Páginas) • 273 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ - UNIA
Engenharia Civil 2°A
Gucinei santos de Paula RA:1571188888
ATPS de Física 2 Professor: LEONARDO
Santo André
2015
ETAPA 1
Introdução
Diante da pesquisa ao qual realizamos sobre elevadores utilizados em edifícios residenciais vamos falar sobre o que e sua historia, e como funciona e as marcas mais utilizada hoje no mercado. Um elevador e um dispositivo de transporte utilizado para mover bens e pessoas na posição vertical ou diagonal.
Em 1500 A.C, os egípcios já utilizavam rudimentares elevadores para elevar água do rio Nilo ,através de tração de animais e humanos ,a partir da revolução industrial principalmente essa forma de tração foram substituída pela energia a vapor logo após pela elétrica .
Os elevadores modernos começarão a surgir por volta 1853 pelo americano Elisha Graves Otis,naquele ano ele só não mostrou a facilidade da sua invenção como a segurança e eficiência dos freios de emergências de um jeito radical,os primeiro elevadores eram bem lentos e só alcançavam ate o oitavo andar de um prédio e levava em torno de 2 minuto ,atualmente eles atingem uma velocidade de 550 m/s² que significa 45 vezes que antes .
No Brasil ele começou ser fabricado por volta de 1918 e era girado por manivela e suas portas eram fechadas manualmente. Os elevadores pode ser divididos em seis partes :
1º Casa de maquinas: casa de maquinas é nome dado ao local onde normalmente são instalados os equipamentos de tração ;
2 º cabina: cabine compartimento onde e transportada a carga;
3 º contra- peso : é usado, com a ajuda da gravidade, para levantar, sustentar, ou até mesmo jogar objetos geralmente mais leves
4º caixa ou caixa de corrida: o local interior ao qual a cabina se desloca;
5º patamar ou pavimento: local através do qual a carga entra na cabina ;
6 º poço : local onde ficam instalado os dispositivos de seguranças .;
ETAPA 2
Funcionamento de um elevador
A cabina e montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarina fixada em cabeçotes (superior e inferior ) ,o contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas a longarinas e dois cabeçotes , onde são fixados pesos de tal forma que o conjunto tenha peso igual a de um carro com 40% ou 50% de sua capacidade licenciada tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aços) através de corrediças e guias fixadas em suportes de aços .
Os movimentos de subida e decida do carro e contra peso e proporcionado pela maquina de tração que imprime à polia a rotação necessária para garantir a velocidade especificada para o elevador.
Já na aceleração do elevador e o retardamento ocorrem em função de variação de corrente elétrica no motor, e a parada e possibilitada pelos freios . Além desse freio normal o elevador possui um freio de segurança que e ativado em situações de emergências. Ele e ativado pelo acionador e pelo limitador de velocidade e fica instalado no , piso casas das maquinas ou no interior da caixa de corrida basicamente de polia ,cabo de aço e interruptor .quando ele passa da velocidade esse mecanismo e ativado automaticamente.
Passo 3
- Normas técnicas vigentes sobre elevadores de passageiros visando a segurança de todos do edifício gera regras de segurança e requisitos técnicos estabelecidos pela ABNT que são:
- NBR NM 313:07\2007- Elevadores de passageiros –requisitos de seguranças para construção e instalação requisito particulares para acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiências.
- NBR NM 267:07\2002 elevadores hidráulico de passageiros
- NBR NM 207:11\1999 Elevadores elétricos de passageiros requisitos para construção e instalação
- NORMA NBR 15597\2008 - Desde 19 de setembro entrou em vigor a NBR 15597, que estabelece as novas regras nacional de segurança para elevadores essa norma editada pela associação brasileira de segurança para elevadores. A norma editada pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT) prevê itens relacionado a segurança de quem fará a manutenção nos equipamentos e seus respectivos usuário .foi desenvolvida com base nas normas internacionais correspondente também a brasileira adotada no âmbito MERCOSUL e foi recentemente publicada a NBR NN 3313:2007,que devera ser cumprida junto com as demais .
COMO SE CALCULAR A CAPACIDADE DE UM ELEVADOR?
Cada categoria de elevador possui normas especificas que regulamentam de carga de acordo com tamanho da cabina, caso o modelo ou tamanho desejado não tenha uma norma especifica devera ter obrigatoriamente norma que atenda elevadores de passageiros NM2 67 tanto em elevadores residenciais como em comerciais.
A norma NM267 indica capacidade de passageiro e a carga do elevador de acordo com a área da cabina.
Exemplo: um elevador de 1,10(largura)x1,40(profundidade ) suportara 8 passageiro e devera suportar 600Kg esse e o modelo mais utilizado.e nos modelos de uso restrito residencial a cabine terá a medida de 0,90m(largura )x1,30m (profundidade) e a medida da cabine da plataforma enclausurada será de 1.00m x1.40 são medidas para cadeira de roda com um acompanhante ou para transporta 3 pessoas com capacidade ate 250Kg.para um elevador residencial com essa dimensões a capacidade devera atender 6 pessoas ou 450Kg,isto significa economia e facilidade na aquisição do elevador ,para todos este elevadores a medida do poço 500mm(profundidade )e de altura 2.80m.
...