GESTÃO DE CARREIRA
Por: anjinhasemasa • 19/9/2015 • Relatório de pesquisa • 847 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
Gestão de Carreira
Com a mudança continua e dinâmica do mercado atual o tema gestão de carreira tem obtido grande destaque nas empresas e nas revistas especializada. No entanto, essas discussões têm tomado rumos diversos, muito se fala na importância do papel do indivíduo na gestão de sua carreira e sua competitividade profissional ou do papel das empresas na motivação e suporte para o desenvolvimento da carreira dos seus funcionários.
Segundo Dutra (2012, p. 100) carreira não é uma linha linear de experiências e trabalhos, mas sim uma junção de vários estágios que dependem das pressões sobre as pessoas originadas pelos próprios indivíduos e pressões oriundas das organizações e sociedade em que a pessoa esta inserida. Esta afirmação nunca esteve tão atual como nos dias de hoje, a velocidade das tecnologias e da intensa globalização faz com que as pessoas não se acomodem mais com o cargo que ocupam,pois a concorrência no mercado de trabalho esta cada vez mais exigente.
Todavia, há quem diga que a gestão de carreira é de responsabilidade unicamente do profissional, contudoesta afirmação não esta toda incorreta, pois as pessoas tendem a seguir o seu caminho profissional sem haver um planejamento de metas e direções, o que leva as pessoas a mercê das circunstâncias e das pressões da sociedade.Principalmente no Brasil os profissionais tende a guiar sua carreira por fatores externos, como valor da remuneração e por status ao invés de atentarem a suas preferencias individuais e pessoais.
No entanto, alguns fatores têm mudado esses aspectos, comopor exemplo, o grande aumento na complexidade nas organizações que tem gerado inúmeras oportunidades no âmbito profissional, a fomentação de ideias da capacidade individual que teminfluenciado as pessoas a gerir suas próprias carreiras e a valorização social, a notoriedade do sucesso tende a levar o profissional a rever suas expectativas,o que leva a surgir uma crescente em relação ao projeto profissional consciente onde cada pessoa tem a noção de suas possiblidades profissionais reais. Algumas etapas podem auxiliar na hora de traçar um projeto profissional tais como:
- Primeiramente deve-se ter um autoconhecimento para poder identificar as áreas que mais se enquadram não só com o seu perfil pessoal mais com a trajetória de experiências vividas até o presente momento.
- Outra etapa importante é o conhecimento do mercado tanto dentro da empresa que você esta inserido quanto o mercado global, suas possibilidades dentro e fora da empresa.
- Obter um objetivo de carreira é o passo seguinte, é indicado nesta fase focar no objetivo pessoal, e não acarretar suas expectativas em um cargo em uma determinada empresa, mais sim verificar como você pretende estar feliz daqui a determinado tempo.
- A quarta etapa é elaborar uma estratégia de carreira e pressupõem que defina os caminhos que você deve percorrer até alcançar seu objetivo.
- Depois de traçado a estratégia vem o plano de ação que nada mais é que colocar em pratica da melhor forma possível os passos anteriores.
- A última etapa talvez seja a mais importante, poisse trata do acompanhamento do plano de ação, avaliar se os objetivos estão sendo alcançados, analisar as oportunidades e disponibilidades do mercado podendo aqui ser alterado ou melhorado o plano de ação.
Obviamente não se pode contudo descartar a importância do papel da organização no planejamento e gestão de carreira de seus colaboradores. As empresas hoje tem conseguido identificar a tendência de utilizar a gestão de carreira como uma ferramenta estratégica para atingir seus objetivos.
Por muitos anos, as grandes empresas acreditavam que um bom salário e benefícios como: vale refeição e vale transporte, bastavam para manter a produtividade a e a eficiência de seus funcionários. Estipulavam horas de trabalho e de descansos e pronto seu empregado se tornava fiel e motivado para sempre a mercê das decisões dosseus chefes. No entanto, a evolução e a globalização não trouxeram somente mudanças no perfil das pessoas mais acarretou mudanças nas diretrizes das grandes corporações.
...