GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS
Por: iracemavalente • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 6.037 Palavras (25 Páginas) • 3.591 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
FABIAN FRANCO VALENTE
GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS
Espinosa/MG
2015
FABIAN FRANCO VALENTE
GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS
Produção Textual Interdisciplinar Individual do 7º Semestre, apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas: Administração da Produção e Logística; Enpreendedorismo; Gestão de Projetos; Negócios Internacionais e Seminário VII – Tópicos Especiais.
Professores: Aleksander Roncon
Wellington Bueno
Marco Ikuro Hisatomi
Indiara Beltrame
Espinosa/MG
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 3
I - DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA............................4
2 - DESAFIO: EMPREENDEDORISMO ....................................................................6
3 - DESAFIO: GESTÃO DE PROJETOS................................................................. 10
4 - DESAFIO: NEGÓCIOS INTERNACIONAIS .......................................................13
4.1 - DEZ EMPRESAS BRASILEIRAS QUE MAIS EXPORTARAM EM 2015 .......14
4.2 - DEZ EMPRESAS BRASILEIRAS QUE MAIS IMPORTARAM EM 2015 ........15
4.3 – MUNICÍPIO MINEIRO EXPORTADOR E IMPORTADOR EM 2015 ...............17
CONCLUSÃO........................................................................................................... 19
REFERÊNCIAS .........................................................................................................19
3
INTRODUÇÃO
Visando à competitividade, no atual mercado econômico-empresarial globalizado, as organizações empresariais se preocupam em melhorar seus sistemas e processos com vistas a, além de se tornarem mais competitivas, alcançarem mais rentabilidade.
Neste sentido, faz-se necessário que os gestores das empresas estejam focados nos aspectos que dizem respeito à gestão empresarial, principalmente naqueles relacionados à gestão de operações e projetos, sabendo-se que as ações gerenciais refletem não somente no ambiente interno, mas, sobretudo, no externo, influenciando os resultados da organização.
Tendo em vista estas exigências, procurou-se, com este trabalho, com a utilização de pesquisa bibliográfica, analisar os assuntos tratados nas disciplinas do 7º semestre do Curso de Bacharelado em Administração, tendo por objetivo estudar os aspectos relacionados à estratégia empresarial, tomada de decisões, intervenção em negócio e uso de um sistema de inteligência de mercado.
Procurou-se, então, atender aos desafios propostos em cada área de estudo. Assim, em Administração e Logística, analisou-se a formação de clusters, fazendo-se alusão às principais empresas brasileiras organizadas sob esse sistema, discorrendo sobre as características da região onde determinado cluster se formou e analisando a existência de apoio governamental, técnico (SENAI, SESC, SENAC, Universidades e financeiras (bancos), e como essas instituições auxiliam o cluster.
Em Empreendedorismo, destacou-se o conceito de franquia, ressaltando-se quem é o franqueado e quando uma empresa deve se tornar uma franquia, ressaltando-se, ainda, o que é necessário para se tornar um franqueado e quando é interessante o empreendedor investir em uma franquia. Para ilustração, foram apresentados dados atuais sobre o mercado de franquias no Brasil e no mundo.
Com base no Documento PMBOK (2013), em Gestão de Projetos, salientou-se a importância do gerenciamento de projetos com vistas ao crescimento da organização empresarial.
Neste desafio, foram analisadas as necessidades do gerenciamento das
seguintes áreas: partes interessadas, escopo, tempo e qualidade, enfatizando-se a
aprendizagem alcançada em relação à disciplina.
4
Finalmente, na disciplina Negócios Internacionais, foram relacionadas dez empresas brasileiras exportadoras e dez importadoras, salientando-se a faixa de valor em cada uma delas. Foram apresentados dez países para onde são exportados produtos de um município brasileiro e dez países de onde são importados produtos para o município em questão.
Para o desenvolvimento deste estudo, foram analisadas as referências bibliográficas indicadas em cada disciplina, bem como outras pesquisas na internet, pertinentes aos assuntos propostos, dividindo-se o mesmo em quatro capítulos devidamente referenciados e uma conclusão, como se segue.
I – DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
Pode-se conceituar o cluster como sendo um grupo de coisas ou atividades semelhantes que se desenvolvem conjuntamente, o que sugere a idéia de junção, união, agregação, integração, cooperação, especialização, etc.
Na atividade econômica, conforme explica Fernandes (2003), o cluster pode ser considerado
como a reunião de pequenas ou médias empresas, às vezes até mesmo as de maior porte, que estão situadas num mesmo local e que apresentam grandes níveis de entrosamento entre si, e constituem o que hoje existe de mais moderno em modelo de desenvolvimento local.
Ainda citando Fernandes (2003):
[...] economicamente, clusters podem ser definidos como aglomerados de atividades produtivas afins, localizadas em determinado espaço geográfico e desenvolvidas por empresas autônomas de pequeno, médio e até de grande porte, intensamente articuladas, constituindo ambiente de negócios onde prevalecem relações de recíproca confiança entre as diferentes partes envolvidas. Tais empresas são apoiadas por instituições provedoras de recursos humanos, de recursos financeiros, de infra-estrutura, etc.
...