GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO
Por: grazielia • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.675 Palavras (19 Páginas) • 605 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
GRAZIELIA ALVES DA COSTA (1719116)
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO
PIM III
Camaçari, Ba
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
GRAZIELIA ALVES DA COSTA (1719116)
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador: Mauro Mário de Souza
Camaçari, Ba
2017
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a gestão de pessoas no setor público da Central de Atendimento Municipal – SEFAZ da cidade de Camaçari no estado da Bahia. Realizou-se uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso onde os dados foram tabulados e analisados após a realização desta. As organizações públicas vêem renovando seus conceitos e exigindo cada dia mais dos seus servidores em relação aos seus potenciais como: confiança, responsabilidade, transparência e comprometimento bem como exigindo servidores mais capacitados e motivados. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a gestão de pessoas no setor público de uma Central de Atendimento Municipal – SEFAZ do município de Camaçari localizado no estado da Bahia. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de um estudo de caso onde os dados foram tabulados e analisados após a realização desta. A pesquisa de campo utilizada para fins de realização deste trabalho na empresa foi do tipo exploratória e, teve, como metodologia de coleta de dados, um levantamento através da aplicação de questionários aplicados pessoalmente aos servidores do setor, visando ter contato direto com os profissionais, os resultados servem apenas para gerar a reflexão sobre o assunto.
Palavras-chave: servidor, gestão, recursos humanos, administração pública.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
1.1 As organizações 7
1.2 A SEFAZ – Camaçari 8
1.3 Missão 9
1.4 Visão 9
2. GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO 9
2.1 Organograma SEFAZ - Camaçari 10
2.2 Desenvolvimento de pessoas na administração pública 12
2.3 Conflitos 14
2.4 Motivação 14
3. DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 15
4. CONTABILIDADE 17
4.1 Balanço Financeiro e Balanço Patrimonial 17
4.2 A análise e interpretação dos dados 17
5. ESTÁTISTICA APLICADA 19
6. CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIAS 27
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, com o avanço da globalização, a sociedade está atravessando um período de grandes transformações sociais, econômicas, políticas e culturais. As organizações vêem vivenciando competições cada vez mais acirradas, sofrendo transições em seus valores e mudando seus conceitos. O recurso humano está cada vez mais exigido e valorizado, tornando as organizações mais estruturadas, sólidas e competitivas, as pessoas estão deixando de ser simples recursos organizacionais que precisam ser administrados e controlados pelas empresas para o alcance exclusivo de metas financeiras.
Uma organização competitiva, precisa conhecer as estratégias e tecnologias, acompanhar a velocidade da informação e obviamente gerir o recurso mais valioso e mais competitivo que é o fator humano.
Em muitas empresas do setor público, por diversos motivos, verdadeiros talentos em seus quadros de servidores são mal aproveitados. Os profissionais precisam ser motivados, treinados e capacitados a exercer as funções que lhes são designadas.
Na área de gestão de pessoas, o setor público possui princípios diferentes aos do setor privado, a gestão desses recursos humanos, no setor público, possui uma importância diferenciada e sistêmica em relação ao desenvolvimento dos seus servidores juntamente com os objetivos da organização.
O objetivo principal desta pesquisa é analisar a gestão de pessoas no setor público, na Central de Atendimento Municipal – SEFAZ da cidade de Camaçari do estado da Bahia.
Como objetivo específico, apresentamos os assuntos relacionados à gestão de pessoas no setor público; analisaremos a melhoria relacionamento entre o indivíduo e a organização no setor público, bem como a satisfação do servidor público da Central de Atendimento Municipal no bairro de Vila de Abrantes na cidade de Camaçari, considerando as carências que devem ser discutidas e solucionadas.
Diante deste contexto vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base “pessoas” motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional. Saber entender as reais necessidades dos clientes é essencial para o bom funcionamento da empresa, para que seja realizada uma prestação de serviço eficaz e eficiente.
1.1 As organizações
Um grupo de indivíduos que possuem objetivos comuns, interagem através de uma estrutura sistêmica formam uma organização.
Uma organização é
...