Gestão da ADM
Por: Filipe Nóbrega • 3/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 7.371 Palavras (30 Páginas) • 192 Visualizações
ADMINISTRAÇÂO DA PRODUÇÂO – Por Filipe Nóbrega
UNIDADE 1
Conceituação de Administração de Produção (AP)
•Toda empresa nasceu para produzir algo: bens e serviços
•Então a AP é o núcleo de toda a atividade empresarial
•É a própria finalidade da existência do negócio
Objetivo primário: produzir algo capaz de satisfazer à alguma demanda ou necessidade da sociedade, do mercado ou do consumidor.
Objetivo secundário: obter lucro ou retorno do investimentos.
As únicas práticas que evoluem por si mesmas são: A desordem; O conflito; O mau desempenho
Todo o resto precisa ser administrado
Funções básicas do processo administrativo
A administração INTERPRETA os objetivos TRANSFORMANDO-OS em ação organizacional DESEMPENHANDO o processo administrativo que consiste em:
- PLANEJAR
- ORGANIZAR
- DIRIGIR
- CONTROLA
Todas as atividades voltadas para a produção De bens (produtos) ou prestação de serviços são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas dentro de ORGANIZAÇÕES.
Mas o que são Organizações?
Duas ou mais pessoas alinhadas por um mesmo objetivo constituem o embrião de uma ORGANIZAÇÃO.
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa (Maximiliano;1993).
Exemplos de organizações: indústrias, supermercados, lojas, hospitais, exército, igreja,etc.
1. AS EMPRESAS
“As empresas são exemplos de organizações. São organizações sociais que reúnem e utilizam recursos para atingir determinados objetivos” (Chiavenato;2005).
- São organizações sociais porque são constituídas por pessoas (o ativo mais importante da empresa), trabalhando em conjunto, em uma divisão de trabalho.
- Reúnem / utilizam recursos para atingir determinados objetivos.
O objetivo final das organizações pode ser:
. o lucro;
. ou o atendimento de determinadas necessidades da sociedade, mas sem a preocupação prévia com o lucro.
As empresas são exemplos de organizações.
• Não existem ao acaso, pois são criadas/organizadas para produzir algo.
• O objetivo primário de todas elas é produzir algo capaz de satisfazer à demanda da sociedade, do mercado ou do consumidor.
• Para operar precisam ser administradas.
• Como todo organismo vivo, as empresas: NASCEM; CRESCEM e até MORREM. São essencialmente dinâmicas.
• Têm ciclos de prosperidade, de dificuldade, e dependem de renovação constante para sobreviver.
• Sobrevivência e crescimento são decorrência do seu sucesso.
As empresas funcionam como
SISTEMASABERTOS.
Sistema: conjunto de elementos reciprocamente integrados para alcançar determinados objetivos.
Só serão abertos se interagirem como ambiente externo.
(Sistemas fechados não interagem)
1.As empresas
O conjunto destes elementos (sejam divisões ou departamentos) deve funcionar de maneira tal que cada um deles ajude o outro na consecução dos objetivos globais desejados.
As empresas funcionam como sistemas abertos. Um sistema é um conjunto de elementos reciprocamente integrados para alcançar determinados objetivos. O conjunto destes elementos (sejam divisões ou departamentos) deve funcionar de maneira tal que cada um deles deve ajudar o outro na consecução dos objetivos globais desejados. É o que chamamos de SINERGIA: o efeito multiplicador do sistema.
A SINERGIA promove resultados maiores do que a soma dos resultados isolados de cada um dos elementos. Ou menores quando não há esta integração”
No tocante ao que produzem as empresas, elas são classificadas em:
- Empresas primárias ou extrativas – Desenvolvem atividades extrativas (pesca, mineração, prospecção e extração de petróleo). Exemplos: Vale; Petrobras; Pescal.
JAZIDA
- Empresas secundárias ou de transformação – Processam matérias-primas e as transformam em produtos acabados, conhecidos como produtos tangíveis ou manufaturados. Exemplos: Cia de Cigarros Souza Cruz; IBM do Brasil ; General Motors.
USINA - Terciárias ou prestadores de serviços Prestam serviços especializados. Entre elas estão bancos, financeiras, comercio em geral, hospitais, escolas, universidades, serviços de telefonia. Exemplos: Banco Itaú; UNICARIOCA; TV Globo).
“As três classificações de empresas não se excluem, podendo assim, existir uma empresa que seja primária (extrativa e prospectiva), secundária (refinadora) e terciária (distribuidora) como a Petrobras”
[pic 1]
A sociedade civil é dividida em 3 setores.
1º setor - O Estado.
2º setor - Empresas Privadas.
3º setor - Associações Sem Fins Lucrativos.
- Empresas do terceiro setor – São organizações não-governamentais que prestam serviço sem qualquer intenção de lucro. São organizações que reúnem participantes que se dedicam a uma missão cultural, filantrópica, social ou ecológica. Exemplos: Instituto Ayrton Senna, Fundação Roberto Marinho.
O 3.o terceiro setor contribui para se chegar a locais onde o Estado e as empresas privadas não conseguem chegar, oferecendo ações solidárias, um papel social fundamental.
2. FATORES DE PRODUÇÃO E RECURSOS EMPRESARIAIS
Todo processo produtivo depende basicamente de TRÊS FATORES DE PRODUÇÃO – natureza, capital e trabalho, todos eles integrados por um quarto fator denominado empresa.
A natureza fornece os insumos necessários, as matérias-primas, a energia e etc. O capital fornece o dinheiro necessário para comprar os insumos e pagar os empregados. O trabalho é realizado pela mão-de-obra que transforma, por meio de operações manuais ou de máquinas e equipamentos, os insumos em produtos acabados ou serviços prestados.
...