Gestão da Qualidade - Oficina mecânica
Por: NRC83 • 28/4/2015 • Seminário • 524 Palavras (3 Páginas) • 1.260 Visualizações
Gestão da Qualidade
DINÂMICA 5 – OFICINA MECÂNICA
Uma pequena oficina mecânica tem 32 funcionários e oferece serviços de lanternagem, pintura e mecânica, além do suporte de guincho para veículos. Essa empresa tem convênio com todas as seguradoras do Brasil e consegue atender até 25 veículos por dia. O dono da oficina está interessado em abrir uma nova filial, mas, para isso, precisa resolver os seguintes problemas de qualidade em seu processo:
O local de trabalho está desorganizado – há bagunça para todo lado e as ferramentas são perdidas com facilidade;
O tempo de duração dos serviços de lanternagem, pintura e mecânica varia muito. Os clientes ficam aborrecidos porque nunca sabem quanto tempo terão que esperar;
Não há indicadores de qualidade e nenhum programa operante.
QUESTÕES
1) Por que seria importante implantar o 5S na oficina?
A implementação dos 5S ajudaria a empresa na arrumação de seu espaço físico, colocando cada coisa em seu devido lugar, organizando o espaço de trabalho de forma eficaz.
2) Qual seria o impacto do CEP na confiabilidade dos serviços da oficina?
Aprimorar e controlar o processo;
Melhorar a qualidade do serviço;
Aumentar da produtividade;
Otimizar o tempo de produção;
Aumentar da satisfação do cliente;
Diminuir o tempo de espera do cliente.
3) Valeria a pena colocar o programa Seis Sigma em prática na oficina? Por quê?
Valeria a pena por se tratar de um conjunto de práticas ideal para as empresas que querem diferenciar seus serviços, ele ajuda a melhorar a qualidade e previnir erros no processo que causam a insatisfação dos clientes. Por outro lado, por se tratar de uma pequena empresa não seria viável, pois para manter essas práticas a empresas teria que arcar com altos custos, que seria muito dificil mante-las.
4) Qual seria a aplicação da FMEA nesse caso?
Possibilitar a antecipação de falhas ou possíveis falhas no processo. Sendo que encontrar falhas potenciais durante a etapa de processo, reduzindo os custos de correções futuras, busca em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e de propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no processo.
...