Gestão de RH
Por: MARIA JOSÉ DA SILVA PRETA • 25/8/2015 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A falta de compreensão do cenário onde a empresa está inserida faz com que os índices de mortalidade apresentem crescimento
gradativo. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade das empresas com mais de dois anos de funcionamento corresponde a 24,6%. Na prática, uma em cada quatro empresas fecha até dois anos após a criação. Grande parte desse índice pode ser atribuída à falta de conhecimento do próprio negócio, falta de planejamento, controle financeiro e a falta de conhecimento de quem são seus potenciais clientes.
O planejamento das atividades e das áreas que devem ser priorizadas nas estratégias da empresa, é de fundamental importância para evitar o desperdício com atividades que não levarão ao resultado planejado. Sendo assim o empresário deve recorrer a ferramentas que auxiliarão no planejamento de seus negócios. Atualmente, temos disponível o Canvas Business Model, ou Modelo Canvas de Negócio.
O modelo foi criado em 2005 pelo suíço Alexander Osterwalder em seu trabalho de doutorado e ficou conhecido através da publicação do livro Business Model Generation, com a coautoria de 470 empreendedores de 45 países diferentes.
O Business Model Canvas mostra através de um mapa visual a representação resumida dos principais elementos que constituem uma organização, dividido em nove blocos: 1- Proposta de Valor; 2- Segmentos de Clientes; 3- Relacionamento com o Consumidor; 4- Canais de Distribuição; 5- Atividades Chaves; 6- Recursos Chaves; 7- Parceiros Chaves; 8- Fluxo de Receita e 9- Estrutura de Custos.
O conjunto dos blocos permite aos empresários um maior controle sobre o presente e o futuro de sua empresa, tendo em vista que ao aumentar o seu conhecimento sobre algo, a sua capacidade de controle sobre o mesmo também é incrementada. Segundo Osterwalder e Pigneur (2010), modelo de negócio pode ser conceituado como a descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor.
1.2 OBJETIVOS DA PESQUISA
1.2.1 Objetivo Geral
Apresentar a metodologia do Canvas como ferramenta de valor para a inovação de micro e pequenas empresas, servindo como auxílio aos empreendedores e fazendo com que o entendimento aumente as chances de sucesso.
1.2.2 Objetivo Específico
De forma específica objetiva-se desenvolver um modelo de negócio na empresa Cogelta Construções Gerais Ltda trazendo praticidade para a organização.
REFERÊNCIAS
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-02/falta-de-gestao-profissional-ameaca-micro-e-pequenas-empresas-dizem
http://www.nortegubisian.com.br/component/content/article/204-modelocanvas
...