Gestão de conhecimento RH
Por: Arthur Nascimento • 18/4/2015 • Artigo • 639 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]Caruaru-PE
2015
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Sociedade da Informação e do Conhecimento – Significado.................................5
2.2 Benefícios trazidos pela Sociedade da Informação e do Conhecimento............... 5
2.3 Problemas originários da Sociedade da Informação e do Conhecimento. 6
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos
- DESENVOLVIMENTO
2.1 –Empreendedorismo
Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes estão relacionadas com a criação de empresas ou produtos novos.
Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.
O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico.
O empreendedorismo corporativo significa aplicar a atitude de empreendedor no âmbito corporativo, ou seja, de uma empresa. A presença de empreendedores em uma empresa potencia o seu crescimento.
Um exemplo de empreendedorismo, é a empresa (COSMOTEC)
- GESTÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO POR COMPETÊNCIA
É a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado. (DRUCKER, 2000/ Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel)
GESTÃO DE COMPETÊNCIA - é a capacidade de gerenciar o conjunto dos conhecimentos (saber formal), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer) do trabalhador para cumprimento da missão, negócio e estratégias da organização e projeção da competência essencial para o futuro. (WOOD JR ,1996; ZARIFIAN, 2001)
Elas buscam essencialmente os interesses do capital investido, ao qual estão prontos a sacrificar os interesses do trabalhador tais como: garantia de trabalho, condições e relações sadias de trabalho e perspectivas profissionais, dentre outros.
...