Gestao de Suprimentos e Logística
Por: vivianeramos • 1/11/2015 • Exam • 1.727 Palavras (7 Páginas) • 1.661 Visualizações
Gestao de Suprimentos e Logística
Questão 1: Considerando uma Cadeia de Suprimentos (Supply Chain), ou seja, “Os processos que envolvem fornecedores - clientes e ligam empresas desde a fonte inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado”. As funções dentro e fora de uma empresa garantem que a cadeia de valor possa fazer e providenciar produtos e serviços aos clientes. Para o Supply Chain Council, uma cadeia de suprimento abrange todos os esforços envolvidos na produção e liberação de um produto final, desde o (primeiro) fornecedor do fornecedor até o último cliente do cliente. Quatro processos básicos definem tais esforços, entre eles encontram-se:
A)Qualidade, rapidez, custos e flexibilidade.
B)Planejar, executar, controlar e atuar.
C)Planejar, fazer, abastecer e entregar.
D)Forma, função, razão e benefício.
E)Planejar, liderar, organizar e controlar.
Questão 2: O alinhamento da cadeia de suprimentos é dificultado, devido à incerteza, que é um fator de pressão sobre o equilíbrio entre oferta e demanda na cadeia de suprimentos. As exigências dos clientes aumentam, considerando-se lead-times, custos e desempenho dos produtos melhores que no passado, porém, querem pagar o mesmo preço que antes. Assim, a cadeia de suprimentos precisa oferecer mais para simplesmente manter seu negócio. Considerando esta situação, se pode afirmar que:
I) Com a terceirização, as empresas foram capazes de aproveitar as capacidades dos fornecedores e clientes que elas mesmas não possuíam.
II) Com a cadeia desmembrada em diversos donos, a coordenação é mais simples, levando cada estágio a trabalhar para atingir os objetivos da cadeia.
III) Com a abertura comercial global, as cadeias de suprimentos são globais, gerando muitos benefícios, como a oferta de produtos melhores e mais econômicos que no país de origem.
IV) Nas cadeias de suprimento globais, a distância entre os elos destas não afetam a coordenação.
V) A criação de uma estratégia de cadeia de suprimentos bem sucedida não é fácil, tornando difícil a intenção de medir.
São verdadeiras, apenas:
A)I, III e V.
B)II, IV e V.
C)I, II e III.
D)III, IV e V.
E)II, III e IV.
Questão 3: De acordo com o CLM - Council of Logistics Management, Conselho de Gestores de Logística, a logística empresarial é definida como “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias-primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente”. Sendo assim, a logística empresarial é dividida, segundo o CLM, em duas grandes áreas:
Marque a resposta correta:
A)Administração financeira e administração da produção.
B)Administração de recursos humanos e administração de materiais.
C)Administração de materiais e administração da distribuição física.
D)Administração da produção e administração de materiais.
E)Administração financeira e administração de recursos humanos.
Questão 4: No modelo do lote econômico, deve-se adotar algumas pressuposições que não necessariamente ocorrem no mundo real, e são, portanto, sujeitas a críticas, tais como: estabilidade da demanda, que não acontece na situação real de mercado; custo de pedido fixo e bem identificado, quando na realidade temos diferentes produtos, cada um com um tipo de negociação e modelo de pedido; e custo de manutenção de estoque expresso por uma função linear, quando na realidade existem diferentes produtos com custos diversos de manutenção em estoque. Assim, o uso de tais pressuposições pode auxiliar numa mensuração mais próxima da realidade, que exige, contudo, cuidado, pois muitos produtos têm características especiais que impedem totalmente o uso do modelo, o que exige observar se o uso do lote econômico não excede os limites de aplicação dos custos pressupostos da operação. A interpretação do modelo do lote econômico é feita por meio da análise de um gráfico que representa os custos envolvidos no processo. Neste gráfico, podemos identificar que:
[pic 1]
Assinale a resposta correta:
A)1 corresponde à curva que representa os custos dos pedidos.
B)2 corresponde à curva que representa os custos totais.
C)3 corresponde à curva que representa os custos de manutenção.
D)4 corresponde à quantidade econômica do pedido.
E)1 corresponde aos custos de comunicação telefônica.
Questão 5: Uma abordagem holística (de toda a rede) para gerenciar a cadeia de suprimentos resulta em novas oportunidades de análise e aprimoramento, localizando focos de atraso ou oportunidades para reduções potenciais de custos. Forrester (1961) demonstrou que existe certa dinâmica entre empresas, numa cadeia de suprimentos, que causam erros, desvios e volatilidade, e que tais desvios são crescentes para as empresas além do montante da cadeia de suprimentos.
Pergunta: considerando o quadro abaixo, que representa uma cadeia de fornecimento qualquer, quanto o fornecedor deverá produzir (PROD) no mês 9?
[pic 2]
Assinale a alternativa correta:
A)0.
B)225.
C)78.
D)450.
E)565.
Questão 6: Just In Time procura refletir uma filosofia e um conjunto de técnicas utilizadas pelas indústrias japonesas a partir da revolução iniciada na década de 60 por Deming:
- Fazer as coisas simples.
- Fazer cada vez melhor.
- Eliminar os desperdícios.
É tipicamente uma filosofia que dá ênfase à eliminação do desperdício e ao alto valor agregado. Assim sendo, a filosofia JIT baseia-se em eliminar desperdícios, envolver os funcionários na produção e no esforço pelo aprimoramento contínuo. Conforme Slack, desperdício é definido como qualquer atividade que não agrega valor, como: superprodução, tempo de espera, transporte, perdas de tempo no processo, estoques, movimentação desnecessária das pessoas e defeitos nos produtos. As denominadas técnicas JIT são, afinal, uma série de ferramentas e técnicas que buscam a eliminação dos desperdícios de forma sistemática. Sua aplicação resulta em enormes benefícios para a organização que as implementa, tais como:
...