IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
Por: José Maurício Teixeira da Silva • 5/5/2016 • Trabalho acadêmico • 974 Palavras (4 Páginas) • 712 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS - ADM01138
WAGNER TEIXEIRA DA SILVA
IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES – PERGUNTAS CAPÍTULO 2
1) É muito importante por ser a fase inicial do ciclo de vida do projeto onde se reconhece a necessidade, problema ou oportunidade e termina com a emissão da chamada de proposta (CP). O cliente identifica uma necessidade, problema ou oportunidade de fazer melhor alguma coisa, achando vantajoso executar um projeto que resulte em melhora ou benefício de uma situação existente.
2) Tive a oportunidade de fazer parte de um projeto no meu trabalho anterior no Conselho Estadual de Educação. A necessidade identificada seria desenvolver um novo site, para facilitar o acesso do público externo, no caso as escolas buscavam informações sobre os pareceres e resoluções para que pudessem ofertar determinado curso. Foram feitas inúmeras reuniões para que se encontrasse uma solução e chegasse a um acordo. Durante a execução do projeto o Conselho Estadual de Educação (cliente) e a PROCERGS (responsável pelo site), estavam sempre trocando informações, fazendo algumas modificações, elaborando propostas, sempre deixando o cliente satisfeito. O objetivo do projeto sempre foi de atualizar o site por ser um site bem ultrapassado, e complicado para encontrar determinados documentos. Por fim, o projeto foi concluído no cronograma esperado, atendendo as necessidades ficando todos satisfeitos.
3) É importante por envolver a avaliação de várias necessidades ou oportunidades e uma posterior decisão sobre quais entre elas deveriam evoluir para um projeto a ser implementado. É comum haver situações em que uma empresa identifica várias necessidades, mas dispõe de recursos e pessoal limitados disponíveis para a realização de projetos para atender a todas as necessidades identificadas. Nesses casos, a empresa deve passar por um processo de decisão, a fim de selecionar as necessidades que, se forem atendidas, resultarão no maior benefício global.
4) No caso de uma empresa farmacêutica deverá selecionar quais projetos conduzir considerando oportunidades que envolvam o desenvolvimento e o lançamento de produtos, podendo avaliar cada oportunidade de acordo com os seguintes critérios:
Alinhamento com as metas da empresa, volume de vendas previsto, aumento de participação de mercado (market share), estabelecimento de novos mercados; preço final para o consumidor (projetado), investimento necessário, custo de fabricação estimado por unidade, tecnologia necessária, retorno sobre investimento, impacto sobre os recursos humanos, reação do público, reação dos concorrentes, tempo esperado e aprovações regulamentares. A seleção de projeto será baseada em uma combinação de avaliação quantitativa e o que cada pessoa sente em seu “interior” com base em su8a experiência. Uma avaliação e seleção bem compreendidas e um bom comitê aumentarão as chances de se tomar uma decisão que trará o maior benefício global.
5) A empresa pode desenvolver uma chamada de proposta quando se são identificadas as necessidades do cliente, permitindo que fornecedores ou a equipe do projeto compreendam o que o cliente espera, para elaborar uma proposta que atenda, por um preço realista, aos requisitos do cliente. Uma CP deve ter informações detalhadas para que o fornecedor ou a equipe de projeto prepare uma proposta que corresponda às necessidades do cliente.
6) A pessoa física deve identificar um grupo selecionado de fornecedores interessados ou equipe de projeto, solicitando um orçamento, colocando as suas necessidades, sempre buscando o que está disposto a gastar e após desenvolver uma chamada proposta, para que consiga uma proposta por um preço realista, que corresponda aos seus requisitos.
7)
...