Influencia da cultura na negociaçao
Por: Marcos Antonio Gill • 6/5/2015 • Dissertação • 883 Palavras (4 Páginas) • 931 Visualizações
Influência de cultura na negociação global
A NEGOCIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INTERCÂMBIO CULTURAL E
DE APROXIMAÇÃO ENTRE OS PAÍSES
Entende-se que o autor diz que para cada país existe uma forma de negociação, na qual devemos estudar cada influência cultural para que a negociação ocorra com maior êxito. As negociações internacionais têm suas origens nas grandes navegações em meados do século XV e XVI quando portugueses e espanhóis lançaram pacífico, índico e atlântico com objetivos de encontrarem uma nova rota marítima para as Índias.
Segundo o autor esse processo foi uma passagem da idade antiga para a idade média, onde impulsionou estudos e descoberta no âmbito cientifico e intelectual.
De acordo com Martinelli, Ventura e Machado (2008:169) cada povo possui uma formação cultural diferente. Alguns mais receptivos e calorosos, outros mais frio e calculista.
Entende-se que o tempo e a cultura são aliados para uma boa negociação, pois se não procurarmos entender a cultura de um povo não iremos realizar uma boa negociação.
Segundo Otávio Bernardes, Rovigate Danilo e Ana Alice (2006:3) é preciso que o negociador esteja ciente que os participantes de uma mesma cultura têm pensamentos e sentidos diferentes.
Entende-se que a negociação está presente na vida do ser humano desde as idades antigas.
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS PAÍSES E SUA
INFLUÊNCIA NAS NEGOCIAÇÕES
De acordo com o autor vários fatores foram influenciando a evolução da sociedade e sua cultura, descoberta do fogo, manipulação e transformação de metais em diversos objetos. Destacam-se os valores culturais de cada país.
Para Hofstede, essas dimensões são relevadas por (apud Jandt, 2001:202) alguns fatores como a forte ligação entre riqueza e individualismo. O autor analisa também o lado geográfico, segundo ele os países frios tendem a ser individualistas, já os com clima tropical são mais calorosos e receptivos.
O autor faz uma breve comparação do sexo do feminismo versus masculinismo diz que o papel do homem varia mais que o da mulher nas diferentes sociedades. As culturas femininas são voltadas para a qualidade de vida, relação interpessoais e preocupação com os mais desamparados.
A DIMENSÃO CULTURAL COMO FATOR DETERMINANTE NOS
PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL
Para a psicológica Graziele Zwielewski indispensável para construção de um relacionamento de confiança e deve ser considerada como estratégia de negócios. Conceitos como: quebre os paradigmas e descarte práticas do mercado interno, conheça as pessoas envolvidas no processo de negociação e sua posição na organização, algumas culturas associam poder de decisão com conhecimento, saiba o que é permitido na hora dos cumprimentos, noção de tempo também é importante, os treinamentos interculturais e respeitar a cultura do povo.
Segundo Dante Martinelli, Carla Ventura e Juliano Machado (2008:170) É fundamental obter informações dos povos com os quais se vai lidar, bem como sobre a realidade em que estão inseridos.
Entende-se que devemos estudar a cultura do país caso tenham uma mulher se é aceitável que se negocie com uma pessoa do sexo oposto ou vice-versa, quanto à religião qual é a dominante no país, no sistema político tem-se a percepção de como é feito o controle do estado sobre a empresa, se há interesse político no objeto do negócio. O sistema deve implicar para persuadir se a empresa pode vir a negociar com países estrangeiros, há também a questão logística que visa a sua estrutura como tempo de entrega e transporte, mão de obra, manutenção, competência etc.
...