Introdução: empresa familiar
Por: Caroline Santos • 17/6/2015 • Monografia • 288 Palavras (2 Páginas) • 1.004 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Para o processo de formação de uma empresa é necessário que haja uma boa seleção dos que irão constituir a organização. Uma opção para o empreendedor é contratar membros da família por uma questão de tradição, confiança ou para alcançar o mesmo sucesso apresentado por empresas familiares brasileiras que estão no mercado. Uma pesquisa feita pelo SEBRAE, através do jornal folha de londrina, afirma que o Brasil tem entre 6 a 8 milhões de empresas, sendo que 90% delas são empresas familiares.
A empresa familiar deve dar importância ao processo de sucessão, onde a tarefa adquirida pela primeira geração é passada para a segunda, junto com ela a responsabilidade, o conhecimento e a visão de futuro e sucesso que o membro da família deverá ter.
Vamos abordar o resultado atingido em uma empresa quando se trata de familiares envolvidos numa empresa na busca de sucesso, então devemos analisar o perfil de gestão de diversas empresas, verificando as variáveis e apontando os resultados obtidos.
No processo de sucessão pode se encontrar muitas dificuldades de relacionamento entro os membros da familia, e uma delas é quando a vida familiar e a vida profissional se misturam, envolvendo sentimentos pessoais e profissiona
- objetivo geral
Explicar a integração dos profissionais na direção e na gerencia da empresa, a adoção das praticas administrativas mais racionais, a procura da consultoria e a acessoria externa para incorporar sistemas de trabalho já exitosos em empresas mais avançados ou recomendados nas universidades e nos centros de pesquisa. (Livro: empresa familiar; autor: João Bosco lodi; pagina 26)
Analisar o planejamento estratégico do negocio, planejamento estratégico da família, planejamento da sucessão e planejamento do patrimônio. (Livro: empresa familiar; autor: Armando Lourenzo Moreira Jr. E Adelino De Bertoli Neto; SBA 1996)
...