Métodos e Técnicas de Pesquisas na Administração III
Por: danihg • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 732 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Unilins
Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisas na Administração III
Curso: Administração
Prof. MSc. André Luis Fassa Garcia
Alunos: Éder Wilian Siqueira Leal ID: 305628
Daniele Honório ID: 210852
SUMÁRIO
1. Introdução 03
2. Fundamentação Teórica 03
2.1. Teoria das Restrições 03
3. Urgência e Emergência/Pronto atendimento
4. Estudo de Caso e simulação
5. Conclusão
6. Referências
Teoria das Restrições aplicada na gestão hospitalar
- Introdução
Este artigo apresenta os resultados do estudo feito através da TOC na área da saúde, a saber: unidades de pronto atendimento e unidades de urgência e emergência hospitalar. Poucas pesquisas sobre melhorias em tal área foram feitas com utilização da TOC para mapear os processos e identificar os gargalos do sistema hospitalar.
Quando falamos de urgência e emergência e pronto atendimento, o tempo é crucial. Avaliação rápida, identificação, pronta admissão e tratamento são a meta desse setor hospitalar. Quanto mais eficazes forem os serviços, maiores as chances de restabelecimento da saúde do paciente.
- Teoria das Restrições
Em 1987 um físico israelense publicou um livro chamado A Meta. Goldratt introduziu o termo teoria das restrições (“Theory of Constraints” – TOC), desenvolveu a estrutura como uma metodologia de raciocínio e gerenciamento inovadora, segundo o autor o livro é uma mistura de ciência e conhecimento apresentado de forma lúdica, no ensinamento de Goldratt é a base pra construir de forma personalizada uma historia de sucesso.
O objetivo da TOC é maximizar o lucro das empresas, com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes, parte do principio que a maioria dos problemas é apenas por um fator, a restrição que se descobertos esses fatores se resolve o problema.
Dentro de uma organização, existem elos (setores, serviços ou ate mesmo pessoas), caso um desses exemplos citados seja mais fraco que os outros ou sobrecarregados, essa será o elo, são esses que recebem uma carga maior do que é capaz de dar conta ou produzir que acaba enterrando todo o sistema todo esse giro é chamado de gargalo.
Ao ser implantado a TOC deve – se começar a observar a organização como um organismo vivo integrado os membros são vistos como departamentos, e devem se movimentar de forma continua e coordenada na mesma direção, obtendo um gerenciamento de ambas as partes adquirindo um ganho maior e eliminando os obstáculos do sistema.
Para BORNIA (2010) teoria das restrições é qualquer coisa que limite o desempenho da empresa, sendo essas divididas em físicas também conhecida como restrição de recursos composta por mercado, fornecedor, maquinas, material, pedido, projetos e pessoas, e Políticas composta por normas, procedimentos e praticas usuais do passado.
Na teoria das restrições o processo de focalização em cinco fases é uma metodologia que possibilita através da avaliação do sistema de produção determinar como explorar os gargalos para obter melhorias no desempenho da organização.
...