MEMORIAL ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL E PESQUISA
Por: jeanpvh • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 992 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CÂMPUS PORTO VELHO/POLO ZONA NORTE
Curso de Técnico em Secretaria Escolar ― Profuncionário
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL NAS PESQUISAS
Jean Rodrigues de Lima
Porto Velho/RO
2015
JEAN RODRIGUES DE LIMA[pic 1]
Orientação para a Prática Profissional e Pesquisa
Memorial Descritivo apresentado no Curso de Técnico em Secretaria Escolar do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus Porto Velho/Polo Zona Norte sob a orientação do tutor presencial Ana Paula Oliveira Xavier como requisito avaliativo da disciplina Orientação para a Prática Profissional e Pesquisa.
PORTO VELHO/RO
2015
- BREVE RELATO PESSOAL
Comecei o curso no dia 13 de março de 2014 no IFRO, localizado na FATEC, o nome da minha tutora é Ana Paula Oliveira Xavier. Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória na disciplina de Orientação para a Prática Profissional e Pesquisa, iniciado em 12/02/2015, e para elaborá-lo, levei em conta os encontros nas aulas presenciais que envolveram o desenvolvimento dos meus estudos. Resultando o aprendizado bem recebido. Considero este memorial um trabalho auto-avaliativo e acredito que ele será um instrumento de motivação para concretizar o meu desejo de cumprir mais uma etapa intelectual de minha vida, e entender a valorização dos direitos.
- EXPECTATIVA PARA O MÓDULO
As minhas expectativas na disciplina eram obter conhecimento da importância da informação das orientações para as pesquisas no ramo profissional, e de como posso contribuir com os documentos elaborados na escola e colocar em prática o aprendizado na rotina do trabalho e entender que a temática a qual se refere esta disciplina é de extrema relevância.
O presente documento foi elaborado com o intuito de relatar o entendimento da disciplina. O presente memorial é resultante do estudo realizado para disciplina Orientação para prática profissional e pesquisa que tem como compreender a atuação dos profissionais pela análise da prática para, ao explicitá-la, com o apoio do referencial teórico, elaborar preposições de intervenções a utilização de materiais didáticos para o processo de aprendizagem do aluno atravessa século, e estágios, assim como as leis.
- SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados
As aulas foram de acordo com a ordem do material da disciplina, isso ajudou a compreender como é a estrutura e o conceito. Acredito que tive um ótimo conhecimento como pessoa durante o aprendizado e agora tenho uma visão critica embasada nos conhecimentos adquiridos de como posso contribuir para minha profissão.
Nesta disciplina foram integradas em três dimensões do meu aprendizado para o desenvolvimento de atividades no curso e para além dele: nas cinco primeiras aulas, estudamos as normas de metodologia científica, tanto para a pesquisa e projetos de extensão quanto para a demonstração de resultados por meio da produção textual; nas duas últimas aulas, ocupamo-nos dos princípios e formas de execução do estágio. Nesta trajetória profissional iniciada no curso vimos uma fase intermediária, uma necessidade sobressai: que é preciso desenvolver procedimentos de pesquisa, intervenção e produções textuais técnicos e científicos para conferir o caráter de profissionalização que exigem as ações, dentro de parâmetros mais que aceitáveis. O conhecimento científico é diferente do senso comum em razão da especialização e dos rigores de aplicação de conceitos e diretrizes. O principal elo entre a escola e o aluno é o professor, que é também um pesquisador, pois, para que possa acompanhar as constantes transformações e modificações, é necessário que esteja sempre se atualizando, buscando o aprimoramento. Hoje esse profissional se encontra diante de novos desafios: fazer das mudanças e das inovações tecnológicas recursos para educação.
O conhecimento tem como finalidade a formação do individuo de forma global, ou seja, desenvolver consciência, aprimorar o caráter e despertar a cidadania. Para que isso ocorra, é preciso compreender como funciona a realidade, necessitando assim conhecer os conceitos já elaborados, pois o conhecimento só tem sentido quando possibilita o compreender, o usufruir ou o transformar a realidade. O sujeito constrói seu conhecimento quando interage com o meio e com as pessoas que o rodeiam. Dessa forma, ocorre uma troca de experiências que pode ajudar na criação de novos conceitos ou, ainda, na reformulação dos já estão estabelecidos, sempre buscando interferir e transformar a realidade. Quanto mais abrangentes e complexas ferem as relações, melhor o sujeito aprende e constrói seu conhecimento.
Aprendi como os relatórios são úteis para a apresentação dos resultados de pesquisa e/ou estágio e as noções básicas da redação técnica e científica, assim como princípios para composição de artigos científicos e apresentação dos resultados obtidos. As noções básicas da redação técnica e científica, assim como princípios para composição de artigos científicos e apresentação dos resultados obtidos.
...