MOTIVAÇÃO - UM FATOR DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES
Por: GISASEB • 6/4/2018 • Monografia • 8.078 Palavras (33 Páginas) • 257 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP
MBA em Gestão Empresarial
MOTIVAÇÃO - UM FATOR DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES
Gisele dos Santos Pinto
Orientador: Wilian Feitosa
São Paulo
2009
Gisele dos Santos Pinto
MOTIVAÇÃO – UM FATOR DE DESEMPENHO NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado como
requisito parcial para obtenção
do título de MBA em Gestão
Empresarial, na Universidade
Paulista
Orientador: Wilian Feitosa
São Paulo
2009
Agradeço ao Hospital Israelita Albert Einstein, pelo apoio e incentivo educacional.
Aos colegas de sala pela troca de conhecimentos, experiências e informações.
A minha família pelo apoio e incentivo na horas difíceis.
“ O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
Fernando Pessoa
1. INTRODUÇÃO
Atualmente nas organizações, os melhores resultados motivacionais dos funcionários, consistem essencialmente em oferecer maiores responsabilidades, deixar claro os objetivos e oferecer sempre novos desafios independente do cargo ocupado.
Na motivação é envolvida a realização e o crescimento profissional, claramente manifestados pelo exercício das tarefas e atividades que ofereçam grandes desafios e tenham um enorme significado e para os funcionários de qualquer empresa.
Pessoas desmotivadas não realizam suas tarefas com o máximo empenho, pois estão voltadas para seus problemas pessoais e insatisfações profissionais, e se perguntam o que poderiam estar fazendo de melhor naquele momento.
Sendo o ambiente organizacional e suas demandas crescente em complexidade e desafios, as organizações, principalmente àquelas que prestam serviços, dependem cada vez mais de um desempenho de alta qualidade de todos os funcionários independente do cargo ocupado. Isso torna indispensável o estudo da teoria motivacional nas empresas públicas ou privadas, pois as necessidades humanas são diversas.
Segundo Carleial (1997), "A motivação no trabalho tem raízes no indivíduo, na organização, no ambiente externo e na própria situação do país e do mundo em determinado período de tempo".
Antigamente estudiosos como Maslow, Mcgregor e Herzberg, os objetivos motivacionais eram gerais sendo a busca destes sequêncial, ou seja atingir um levava a busca de outro já estipulado. Hoje sabe-se que há objetivos que não são exatamente perseguidos mas são condições que asseguram a satisfação miníma das pessoas, e que outros são realmente perseguidos e, quando encontrados, realmente trazem muita satisfação ao individuo.
Herzberg denominou-os, respectivamente, fatores higiênicos e motivacionais. ( BERGAMINI, 1997, p.45).
2. PROBLEMA DE PESQUISA
Segundo Fleury & Fischer, 1989, p.17:
“ Não se pode fazer uma estimativa de quando se conseguirá abranger devidamente todo o problema, mas é possível compreender o comportamento motivacional, pelo menos se pensarmos em termos das surpresas que dia-a-dia chefes e supervisores têm ao lidar com seus subordinados.”
Considerando a afirmação de Fleury & Fischer a finalidade deste trabalho é responder a seguinte questão:
...