Mary Kay Ash à marca “Mary Kay”
Por: José Robson • 3/4/2024 • Relatório de pesquisa • 630 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
Sobre a empresa e modelo de negócio.
Fundada em 1963 por Mary Kay Ash à marca “Mary Kay” veio ao mundo como um produto para mulheres feito por mulheres, algo diferente na época tendo em vista que o mundo corporativo era formado majoritariamente por homens, e com isso, um ambiente machista, que produzia e pregavam produtos e visões a seus gostos, sem levar em consideração a opinião das mulheres, tanto como clientes como no campo profissional.
Com isso em mente a empresa foi moldada com a intenção de fornecer mulheres uma oportunidade de empreender e serem donas do “seu próprio” negócio, além de ofertar produtos que fossem do gosto delas.
Com um modelo de negócios baseado no marketing multinível a Mary Kay trás mulheres para o ramo dos cosméticos, as recrutando e treinando para assim poderem atingir o maior número de potencias clientes e/ou novos revendedores.
O formato consiste no modelo de venda direta onde as vendedoras mary kay vão até seus clientes e lhe ofertam determinados produtos da marca, sempre buscando atingir não só o resultado financeiro, mas principalmente a satisfação de seus clientes. Dessa forma o o revendedor mary kay age como intermediário entre a empresa e o cliente/publico alvo.
Produtos, visão e objetivos gerais.
A marca mary kay oferta produtos para cuidado e estética corporal, indo do mercado de maquiagens ao de cremes para cuidado da pele e fragrâncias corporais, tendo como base o respeito pelo desejo e vontade do consumidor e principalmente com sua saúde.
Hoje os produtos da marca são recomendados pelos especialista em dermatologia para pessoas com peles sensíveis, por se tratarem de produtos que passam por diversos processos de controle de qualidade.
Por se tratar de uma das lideres do mercado de cosméticos do mundo e de se esperar a mais alta qualidade em seus processos e produtos finais, por isso que a empresa investe tanto no treinamento de suas revendedoras para que além do conhecimento básico no produto, também haja o conhecimento pleno da qualidade, processos e visão da marca.
A empresa não oferta apenas seus produtos, mas também um conceito de negocio, a ideia de que mulheres trabalham e pensam no melhor para outras mulheres, todo os processos e produtos são pensados e vendidos com essa visão, tendo isso como seu principal objetivo.
Melhorias
Após a sua grande expansão e crescimento mundial, a marca sofreu com alguns problemas ao longo dos anos, e o principal deles que deve ser tido como o ponto principal quando se trata de melhorias a se fazer deve ser a logística.
Com base na procura, crescimento de clientes e revendedoras, a empresa precisa entender melhor o mercado e formas de entregar seus produtos com velocidade e qualidade.
Grandes marcas hoje ao entenderem o fenômeno que éa internet fizeram questão de melhorar suas frotas ou contratar novas empresas responsáveis pela logística, entretanto a mary kay saiu um pouco atras das suas concorrentes, pois demorou a entender isso e principalmente a entender como deveria ser seu relacionamento com seus fornecedores.
A marca precisa agir de forma mais ativa no seu relacionamento com seus fornecedores, pois isso afeta diretamente na cadeia de produção, é necessário que haja uma mudança no comportamento corporativo para que ambos os lados entendam as necessidades mutuas, com isso é importante a reestruturação no seu sistema de revisão de cálculos, assim como no processo de planejamento, e assim resolver um problema interno, e após isso o investimento na educação comunicativa para com seus fornecedores.
...