Melhores Princípios da Governança Corporativa
Por: Renata Sarbu • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 517 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Atividade de Pesquisa
Buscar um caso real de conflito de interesses a partir das discussões sobre “Teoria da Agência” e os “Melhores Princípios da Governança Corporativa” em que ficou caracterizado a relação entre “Board’ x “Acionistas” x “Gestores”, destacando:
- Nome do grupo empresarial (se possível)
- Toshiba Corporation - Empresa japonesa produtora de aparelhos eletrônicos e semicondutores.
- Contextualização (data, local, contexto geral);
- No início de abril de 2015, o regulador da Bolsa no Japão detectou várias irregularidades nas contas na empresa. Foi constatado que a Toshiba inflou os lucros operacionais em cerca de 1,125 bilhões de euros (cerca de 3,9 bilhões de reais). A manipulação foi realizada durante sete anos.
- Envolvidos
- Alta Diretoria (com metas inalcançáveis) x Funcionários (realizavam práticas contábeis inadequadas para alcançar essas metas) x Regulador da Bolsa do Japão (detectou irregularidades nas contas) x Acionistas (maiores lucros a longo prazo)
- Motivadores
- A fraude contábil começou em 2008, coincidindo com a eclosão da crise financeira internacional, quando os altos executivos estabeleceram objetivos impossíveis de serem alcançados. A pressão para cumprir as metas e a estrita hierarquização do poder nos grandes conglomerados japoneses tornou está uma prática recorrente na empresa, segundo o relatório apresentado: “Na Toshiba havia uma cultura corporativa que não permitia contrariar os desejos dos superiores. Quando a alta direção apresentava as metas, os funcionários do segundo escalão realizavam práticas contábeis inadequadas para cumprir esses objetivos. ” – Conflito de Interesses
As práticas irregulares ocorreram em maior volume nos departamentos de infraestrutura, semicondutores e computadores pessoais. Os funcionários imputavam grandes volumes de gasto em exercícios posteriores, em vez de fazê-los no ano em que ocorreram.
- Resultado alcançado
- A administração pediu desculpas públicas a 400 mil acionistas e foi substituída. A nova liderança promete tolerância zero e já identificou 30 executivos envolvidos na falsificação das contas que serão responsabilizados.
Em abril, com a descoberta da fraude, as ações da Toshiba caíram mais de 20%. Posteriormente, uma vez conhecida a magnitude do escândalo, os acionistas tiveram uma ideia mais clara da situação e os títulos começaram a subir.
- Comentários relacionamento com as discussões realizadas em sala.
- Na teoria da agência, a sociedade é concebida como uma rede de contratos, os quais estabelecem as funções e definem os direitos e deveres de todos os participantes – empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, credores, reguladores e governos.
Devido à separação entre a propriedade e a gestão, quem exerce efetivamente o controle são os administradores das companhias, porém ocorre uma assimetria de informações na maioria dos casos, pois os administradores têm acesso a dados a que os acionistas não têm. A teoria considera que as pessoas têm interesses diferentes e cada uma busca maximizar seus próprios objetivos.
...