Modelo de Estrutura Organizacional
Por: Kelly Soares • 29/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1]CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO |
DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL |
CAMAÇARI, |
2015 |
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO |
DISCENTES:
ADRIELE ALVES
ADMA LOBO
ANA PAULA
GUSTAVO HENRIQUE
JANDERSON
JOÃO PAULO
JULIANA
ROSALVO NETO
STEFANY KELLY
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Gestão empresarial ministrada pelo professor Edvaldo Nascimento.
CAMAÇARI |
2015 |
Nome da empresa: Doria alimentos Ltda.-EPP
CNPJ: 12.278.352/0001-92
Endereço: R Gerino de Souza Filho, 01808, Lote 4 E 5 Galpão 08.
Bairro: Itinga
Cidade: Lauro de Freitas
CEP: 42.700-000
Área de atuação
Comercio atacadista de produtos alimentícios em geral.
Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializada.
Modelo de Estrutura organizacional adotado.
A empresa é informal, por ser uma organização familiar às relações sociais que não são estabelecidas ou requeridas pela estrutura formal, o que significa que se estabelecem relações entre si. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no orgonagrama.
A organização e os departamentos da empresa.[pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]
As funções dos seus departamento e gestores:
Administrativo: Realizar atividade de grande maioria externa, fazendo a distribuição de documentos a clientes e fornecedores.
Quando interno, auxiliar no desenvolvimento de atividades administrativas, como: organização de arquivos, alimentação de planilhas e sistema, pelo computador, fazendo o controle dos demais setores.
Financeiro: auxilia em atividades da área financeira de controle bancário e de contas, cuida do fluxo de caixa, das cobranças e investimentos, emissão de relatórios e de contas a pagar e receber, lançamento de cheques e organização de documentos.
Marketing: Responsável pela publicidade, auxiliar em estratégia no setor de vendas e logística.
Comercial:
- Compras: Obter mercadorias na quantidade e com qualidade necessárias.
Obter mercadorias ao menor custo. Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor. - Vendas: Executar atividades de apoio ao setor comercial. Executar atividades administrativas e financeiras com objetivo de facilitar, acompanhar e consolidar o processo de venda. Contato e cadastro de clientes.
Recursos Humanos: Treinamento, encargos da folha de pagamento, demais custos referente à contratação e a demissão.
Logística: Controle de estoque, distribuição do produto, armazenamento.
Estudo de caso
RESUMO
A empresa mantem um estoque como forma de antecipar a necessidade do cliente, usufruindo, assim, de vantagem competitiva. Porem há custos associados a esses estoques, devendo haver um balanceamento em relação ao diferencial que a sua existência pode trazer. O aumento do nível de competitividade no mercado obriga a organização a diminuir o seu custo, reduzindo seu estoque, podendo provocar perdas de vendas por falta de mercadoria. O desafio é prever com a maior precisão possível qual a quantidade requerida de cada produto e o momento certo em que o mesmo será necessário. É nesse sentido que a Análise e Previsão de Demanda vêm sendo utilizada como ferramenta para diminuir a distância entre a necessidade e a disponibilidade de estoque. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso em uma empresa do ramo comercial de distribuição e comercio atacadista com a finalidade de comparação de real necessidade e aplicações das teorias organizacionais e sua abordagem na organização.
Introdução
Alguns problemas foram encontrados como à dificuldade na previsão de demanda, ajustar os níveis de forma adequada sem excessos. Pois a necessidade de atender clientes com demandas variáveis sendo elas imediatas ou sazonais, contratempos com falta de produtos em estoque. A possibilidade de compra em escala, pois os fornecedores proporcionam descontos em compras com grande volume. Incertezas de entrega e aumento de preço entre outros.Também a dficuldades encontradas para atender os prazos de entrega, para que a empresa possa ter credibilidade e não atrapalhe a progamação dos clientes.Evitando problemas com os clientes podendo ter devido tempo para serem solucionados, tais como o sinistro que podem ocorrer no momento de expedição ou entrega do produto.
...