O Administração RH
Por: suelen8422 • 10/4/2019 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Faculdade Anhanguera do Rio Grande
Administração
Gestão de Pessoas
6º semestre
O papel do RH na Gestão
da mudança organizacional
Aluna: Suelen Lopes RA: 2485628831
Aluna: Arielle Castro RA: 1580122756
Rio Grande
06 de Outubro de 2017
A gestão de pessoas está sendo muito lembrada no ambiente corporativo e acadêmico atualmente, pela a importância de captar e reter talentos, tornando cada vez mais competitivo a escolha. Em meio à competitividade e busca por melhorias na comercialização de produtos e serviços, cada vez mais as empresas buscam um profissional qualificado para a área de Recursos Humanos, com a tentativa de organizar o ambiente e solucionar problemas, mas essa área precisa de um entendimento maior dos empresários, onde o papel do RH não é somente selecionar pessoas, assim apenas obtendo um custo em manter o setor.
O RH está trazendo consigo mudanças organizacionais significativas para o mercado de trabalho, tais mudanças causam grandes impactos nas ações de gestão de mudanças, os gestores precisam atualizar-se das mudanças da área, pois, quando não compreendida pode gerar custos, tempo de resposta e recursos para a mudança acontecer. O RH é de fato um agente de muita importância para as empresas, ele é uma grande influência, pois ele pode apoiar reforçar ou até mesmo boicotar um processo de mudanças.
O melhor jeito do RH se preparar para a gestão de mudanças é conhecer bem sobre o tema para saber para onde olhar e qual a responsabilidade dentro do processo, também é preciso que as pessoas da área consigam desenvolver habilidades escassas como: entendimento do cenário, capacidade de construir parceiros de negócio, responsabilidade do seu papel de agente de mudanças junto com a gestão e o espaço de desenvolver estratégias.
Pesquisas mostram que as mudanças produzem alterações nos níveis de lealdade, comprometimento e estresse dos empregados, que chegam a influenciar nas taxas de rotatividade na empresa, pessoas acostumadas com modelos clássicos e antigos baseadas em suas crenças podem se atrapalharem ao abrir a mente para novas descobertas, pois, precisam sair de sua zona de conforto para algo desconhecido. Dessa maneira, a percepção se torna um aspecto fundamental para a reação dos indivíduos a mudança, mesmo que seja diferente do que ocorre na organização, assim, o funcionário organiza e interpreta as impressões causadas pela percepção e ajuda a mudança a dar sentido ao ambiente organizacional.
O principal responsável por auxiliar na gestão de mudanças organizacionais são os lideres. Na gestão, além do líder ter que conhecer os processos que mantém o sistema de pessoas e tecnologias funcionando, deve também visualizar o futuro, ter uma comunicação direta com seus subordinados, inspirar confiança, buscar o maior número de adesão dos funcionários por meio da influência, construir relacionamentos de confiança. O papel do líder será de conduzir as transformações, guiando seus colaboradores, sempre enxergando no caminho oportunidades ao qual irá levá-los em direção aos objetivos propostos. Cabe às empresas fornecerem mais treinamentos capacitados para exercer a função, pois são eles que asseguram o desenvolvimento estratégico para atingir os objetivos e metas organizacionais.
...