O Benchmarking
Por: jhuninho2015 • 14/9/2015 • Monografia • 834 Palavras (4 Páginas) • 333 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE TECNOLÓGICA DE ITAPIRA
"OGARI DE CASTRO PACHECO"
BENCHMARKING
ITAPIRA
2015
[pic 2]
FACULDADE TECNOLÓGICA DE ITAPIRA
"OGARI DE CASTRO PACHECO"
BENCHMARKING
Beatriz Aparecida Nochi
RA: 2780771523006
Luiz Carlos da Silva Junior
RA: 2780771523025
Trabalho a ser entregue ao Prof. Cesar Eduardo Soares Bagnolo, como obtenção de nota parcial na disciplina Administração Geral, 1° Semestre de Gestão da Produção Industrial.
ITAPIRA
2015
O processo de benchmarking teve sua origem há muito tempo atrás. Segundo Camp (1998, p. 1) no ano 500 a.C. Sun Tzu, um general chinês, escreveu: “Se você conhecer seu inimigo e a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas”. É por esse motivo que o benchmarking já era praticado pelos exércitos da Antiguidade, de acordo com Junior Et Al (2006, p. 143), eles “buscavam o maior número de informações sobre o estágio de operação do exército inimigo, com o propósito de se aperfeiçoar nos pontos identificados como frágeis”. Isso mostra como esse método faz parte da evolução da humanidade e em termos organizacionais temos como exemplos as empresas automobilísticas, e as estratégias de guerras.
Segundo Chiavenato (2008, p. 196) “o benchmarking é um processo contínuo para avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e das empresas que são reconhecidas como líderes empresariais, com o propósito de aprimoramento empresarial”.
Em outras palavras benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração do desempenho de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações. Isso não significa copiar o que a concorrência está fazendo, mas aprender com ela através da observação e comparação das melhores práticas.
Os japoneses utilizam a palavra “dantotsu” que significa tornar-se o melhor do melhor. O objetivo não é copiar, mas sim aperfeiçoar o que os líderes de mercado têm de melhor, essa prática se bem realizada faz com que a organização seja mais competitiva com o mercado.
Benchmarking é um processo baseado na contínua comparação dos produtos, serviços e práticas organizacionais entre os mais fortes concorrentes. A competitividade mundial obriga as empresas a ter um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando alta e qualidade com baixo custo.
Qualquer organização para implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores:
- Ramo
- Objetivo
- Amplitude
- Diferenças organizacionais
- Custos
As organizações que buscam este método como uma ferramenta de melhoria, devem assumir uma postura de "Que deseja aprender com os outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer disciplina.
Existem quatro tipos de Benchmarking:
- Benchmarking competitivo:
Tem como característica um alvo específico (concorrente, seus processos e produtos). Na prática, é o menos usual uma vez que é quase impossível que as empresas se prestem a facilitar dados que estão ligados diretamente com a sua atividade à concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultora externa a para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo.
- Benchmarking interno:
A procura pelas melhores práticas ocorre dentro da própria organização em unidades diferentes (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas. Este é o tipo mais utilizado.
- Benchmarking genérico:
Ocorre quando o Benchmarking é baseado num processo que atravessa várias funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente. É neste tipo de Benchmarking que encontramos a maioria dos exemplos práticos e onde as empresas estão mais dispostas a colaborar e a ser mais verdadeiras.
...